ENEM 2023: resultado estará disponível em 7 DIAS

Notas serão divulgas em breve

Milhares de estudantes participaram das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 05 e 12 de novembro de 2023. A prova, criada em 1998, é uma ferramenta que permite o ingresso dos candidatos em instituições de ensino do Brasil.

Os candidatos que realizaram as provas estão ansiosos para saber quando o resultado será divulgado. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a nota final estará disponível em apenas 1 semana.

Assim, para que você entenda como acessar a sua pontuação, trouxemos um resumo sobre o resultado do ENEM 2023. Vamos conferir!

ENEM 2023: resultado será divulgado em uma semana

Conforme o a confirmação do Inep feita em 05 de janeiro, o resultado da prova do ENEM 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro, ou seja, em 1 semana.

No dia 16 de janeiro, os candidatos que participaram do ENEM poderão consultar as notas obtidas em cada uma das cinco provas que compõem o exame.

Porém, segundo os dados divulgados, os estudantes que participaram do ENEM na condição de treineiros poderão acessar as notas em março de 2024.

Prova ENEM
Candidatos treineiros poderão acessar as notas somente em março. Imagem: Futura Press/Folhapress

Além disso, os candidatos poderão consultar a nota de redação no dia 16 de janeiro, mas o espelho da prova será divulgado para todos os estudantes somente no mês de março.

Como acessar o resultado do ENEM 2023?

Acessar o resultado do ENEM 2023 é muito simples. Confira o passo a passo a seguir para consultar as suas notas no dia 16 de janeiro:

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Faça login com o seu número de CPF e autentique o seu usuário;
  3. Clique em “enviar”;
  4. Pronto: agora é só conferir as suas notas.

Como recuperar a senha do ENEM 2023?

Muitos estudantes acabam perdendo a senha cadastrado no momento da inscrição no ENEM 2023. Porém, essa senha será fundamental para acessar a Página do Participante e visualizar o resultado do ENEM.

Mas, fique tranquilo: recuperar a senha do ENEM pode ser bem simples. Veja o passo a passo:

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Informe o seu CPF e clique em “esqueci minha senha”;
  3. Em seguira, o sistema te oferecerá várias opções para recuperar sua senha: validação de CNH, uso de título de eleitor, código por email, mensagem no celular, etc;
  4. Basta escolher uma das opções disponíveis e redefinir a sua senha.

ENEM 2023: como a prova será corrigida?

O ENEM 2023 será corrigido por meio de uma ferramenta utilizada também nas últimas edições da prova: o TRI (Teoria de Resposta ao Item). O método foi pensado para fornecer uma pontuação mais justa do que a metodologia tradicional de correção, que considera somente o número de acertos: com o TRI, a pontuação do candidato não é determinada pela quantidade de respostas certas, mas sim pelo nível de dificuldade das questões.

O TRI é um sistema que leva em conta a dificuldade das questões de acordo com os acertos e erros dos participantes da prova. Assim, , ou seja, quanto mais estudantes acertam uma questão, mais fácil ela é considerada. Dessa forma, certar uma questão difícil na prova do ENEM pode garantir mais pontos do que acertar uma questão fácil.

O funcionamento do TRI foi pensado para detectar um padrão nas respostas dos candidatos. Dessa forma, se um estudante acerta todas as questões difíceis e erra as fáceis, o TRI irá detectar que as respostas são incoerentes e, com isso, o estudante irá perder pontos. Assim, podemos dizer que o TRI foi pensado para evitar que os candidatos “chutem” as respostas.

Devemos mencionar que a correção pelo TRI pode afetar as notas dos candidatos, já que o método não considera somente o número de acertos ou erros, mas também o nível de dificuldade de cada questão. Assim, dois candidatos que acertaram o mesmo número de questões podem, por exemplo, receber notas diferentes, dependendo da dificuldade das perguntas que cada um dos estudantes acertou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.