ENEM e vestibulares: Veja dicas para usar repertório na redação

Confira algumas dicas que irão te ajudar

A redação é um dos elementos mais importantes de provas nacionais muito importantes para os estudantes, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Nas provas mencionadas, a nota obtida na prova de redação irá impactar significativamente a nota final do candidato no exame e, até mesmo. Dessa maneira, é fundamental que você seja capaz de usar repertórios para sustentar os seus argumentos e escrever um bom texto.

Para te ajudar, separamos um resumo com algumas dicas que irão te ajudar a entender como você pode usar repertório na redação. Vamos conferir!

É possível incluir repertório na redação de forma eficiente?

A resposta é sim. Os repertórios podem ser ótimos aliados dos estudantes que querem escrever boas redações nos vestibulares ou na prova do ENEM. 

Em primeiro lugar, é importante que você reflita sobre como o seu repertório pode ser incluído em um determinado contexto. Lembre-se de que os repertórios devem ser usados para sustentar um argumento e, dessa forma, você precisa criar conexões com o tema abordado para enriquecer e fortalecer o seu argumento. Além disso, não se esqueça também de que o repertório deve ser usado de forma natural e a informação incluída deve ser relevante para a discussão proposta.

Tenha em mente também que você deve usar os seus repertórios de forma estratégica para que a sua redação se destaque aos olhos do corretor. Dessa forma, evite deixar os repertórios para o parágrafo de conclusão. É mais interessante, por exemplo, começar o seu texto com um repertório criativo logo no parágrafo de introdução. Mas, inclua também um repertório em cada parágrafo de desenvolvimento do seu texto.

Como usar repertórios
É importante que você não use os repertórios de forma excessiva. Imagem: Pexels/Reprodução

Além disso, é fundamental que você não exagere na quantidade de repertórios usados no seu texto: é importante usar repertórios no seu texto, mas eles não devem sobrecarregar o texto com uma quantidade excessiva de informações. Para isso, é importante que você escolha com cuidado as referências e exemplos mais relevantes para fortalecer seus argumentos. Tenha em mente que o objetivo é demonstrar conhecimento e embasar sua posição, não sobrecarregar o texto com informações excessivas que possam confundir ou prejudicar a clareza da sua redação.

Como usar repertório na redação: veja 3 opções

Todos os estudantes que querem usar um repertório de forma eficiente devem saber que ele deve sempre estar relacionado ao tema do texto que você está escrevendo. É muito importante que o repertório consiga sustentar o seu argumento e, para isso, é necessário que ele esteja de acordo com a linha temática proposta. 

De forma geral, podemos dizer que existem três opções interessantes para que você consiga incluir repertórios na sua redação de forma eficiente, veja:

Repertório para redação: fatos históricos

Os fatos históricos podem ser usados como repertório na sua redação dos vestibulares ou ENEM. Se o tema da sua redação fizer referência a um tema político, você pode citar a Proclamação da República, evento marcante da história do Brasil.

Dessa maneira, é importante que você memorize alguns eventos marcantes da história para usar como repertórios na sua redação quando necessário. 

Repertório para redação: dados estatísticos

Saiba que você também pode optar por usar dados estatísticos como repertório para sustentar os seus argumentos. Esses dados podem ser memorizados ou podem ser retirados dos textos de apoio fornecidos pela prova de redação.

Repertório para redação: citações

Uma maneira muito efetiva de não correr o risco de não ter um repertório em mente no momento de composição do seu texto durante a prova é memorizar citações.

Afinal, existem centenas de temas que podem ser cobrados no ENEM e nos vestibulares e é impossível guardar um repertório para cada possível redação. Assim, procure memorizar alguns repertórios que podem ser usados em diversos temas.

Procure memorizar algumas citações de intelectuais de renome e que podem ser usadas em vários temas de redação. Dentre os principais e mais usados, podemos citar: Platão, Thomas Hobbes, Immanuel Kant, etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.