Tudo sobre a Crise dos Refugiados no Brasil!

Crise dos Refugiados no Brasil: resumo

A Crise dos Refugiados é um fenômeno que se tornou mundial, principalmente a partir do ano de 2010, atingindo também o Brasil.

Assim, esse assunto é amplamente abordado por questões de Atualidades das principais provas do país, como o ENEM, os vestibulares e os concursos. 

Crise dos Refugiados no Brasil: Introdução

Uma das principais consequências do aumento do fluxo das migrações internacionais que tem ocorrido no século XX é a crise dos refugiados. Esse fenômeno atingiu diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

Crise dos Refugiados: No mundo

O do deslocamento de pessoas ao redor do mundo passou a ocorrer de maneira mais intensa a partir do ano de 2010. Dentre as principais causas que provocaram esse fenômeno, podemos citar as guerras, como a Guerra na Síria, e as crises econômicas, como a Crise de 2008.

Esse processo migratório ocorre dentro do próprio país, em menor escala, e ocorre também, em maior escala, entre diversos países.

Porém, vale destacar que as migrações podem ser realizadas tanto por aqueles denominados de migrantes como por aqueles que são denominados de refugiados. A ONU define refugiado como aquele que sai de sua terra natal em consequência de perseguições ou de guerras. Dessa maneira, o refugiado é aquele que está impedido de retornar ao próprio país, uma vez que, se o fizesse, sofreria algum tipo de violência.

Crise dos Refugiados: No Brasil

Na última década, o Brasil passou a ser muito procurado por refugiados que buscam asilo. Aqui, crise dos refugiados ocorreu em três grandes fases distintas:

  • Primeira fase: a partir do ano de 2010, com a onda migratória dos haitianos.
  • Segunda fase: a partir de 2015, com a chegada dos sírios.
  • Terceira fase: a partir de 2018, com a chegada dos venezuelanos.

Porém, de maneira generalizada, dentre as principais razões que ocasionaram os pedidos de refúgio no Brasil, podemos citar: violação dos Direitos Humanos, violência ocasionada por opiniões políticas, por religião e por raça e violência generalizada.

Com o aumento do fluxo migratório de refugiados, ocorre também a crise de refugiados. Assim, podemos observar a ocorrência de fenômenos negativos nos países que recebem muitos refugiados, como tensões entre diferentes culturas, desemprego entre os refugiados, refugiados que vivem em condições insalubres e aumento do nacionalista nos países que funcionam como asilo.

Porém, é válido ressaltar também que mesmo que o Brasil seja o país mais populoso da América do Sul, o fluxo migratório de refugiados que chegam no país ainda é pequeno quando comparado a outros países, como o Peru e a Colômbia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.