Oriente Médio: principais características e conflitos!

Oriente Médio: aquilo que você precisa saber

O Oriente Médio é uma região que possui grande destaque mundial desde os primórdios da humanidade. Dessa maneira, é muito comum encontrar o tópico em questões de história.

Porém, no século XX, diversos conflitos se iniciaram na região. Por esse motivo, o Oriente Médio passou a estar presente em muitas questões de Atualidades, principalmente na prova do ENEM.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais características sobre o Oriente Médio que você deve dominar para conseguir alcançar um bom desempenho nas principais provas do país.

Oriente Médio: Introdução 

O Oriente Médio é uma região que se localiza no continente asiático, com uma extensão territorial de cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados. 

O Médio Oriente, termo que também é utilizado para se referir à região, é composto por dezoito nações. São elas: Egito,Iêmen, Síria, Afeganistão, Palestina, Líbano, Arábia Saudita, Irã, Bahrein, Jordânia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Israel, Kuwait, Omã, Chipre e Turquia.

Oriente Médio: História

O Oriente Médio já foi palco de desenvolvimento de diversas civilizações e impérios. Entre esses, podemos citar a civilização mesopotâmica e, posteriormente, o Império Turco-Otomano

É válido destacar que o termo Oriente Médio passou a ser utilizado somente no século XX, com o fim da Primeira Guerra Mundial e a desintegração do Império Otomano.

Oriente Médio: Conflitos

O Oriente Médio é conhecido por ser uma das áreas mais conflituosas de todo o mundo. Dentre os fatores que provocam os embates, podemos citar: 

  • Divergências Religiosas
  • Disputas por recursos (água e petróleo)
  • Disputas por territórios
  • Interesses políticos

Porém, os conflitos se intensificaram no século XX, com as disputas entre árabes e judeus. Isso porque, a criação do Estado de Israel, no ano de 1948, fez com que os palestinos perdessem mais da metade de seus territórios. Um dos principais focos de disputas entre os dois grupos é a região denominada de Faixa de Gaza.

Entre os principais conflitos que já ocorreram no Oriente Médio, podemos citar: a Guerra dos Seis Dias, a Guerra na Síria (ainda não acabou), a Guerra do Golfo, a Guerra do Yom Kippur e a Guerra de Suez. Vale ressaltar que muitos conflitos ainda acontecem na região, especialmente aqueles que fazem parte da chamada Questão Palestina.

Oriente Médio: Clima

Na região do Oriente Médio, predominam dois climas: o clima desértico e o semiárido. Ambos se caracterizam pelo baixo índice de chuvas e pelas elevadas temperaturas. As condições climáticas permitiriam o surgimento de um grande deserto: o deserto da Arábia.

Oriente Médio: Economia 

A economia dos países do Médio Oriente é baseada, em grande parte, no petróleo. Isso porque, a região abriga cerca de 60% do petróleo de todo o mundo. 

A atividade industrial da região, porém, é inexpressiva. Assim, a economia também se baseia na atividade agropecuária, que, por sua vez, é caracterizada pela baixa mecanização e pela baixa modernização. É válido destacar a influência negativa do clima da região sobre as suas atividades de agricultura e de pecuária.

Nos últimos anos, o turismo tem se tornado uma atividade expressiva no Oriente Médio, recebendo milhões de turistas por ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.