O desmatamento no Brasil: um resumo

O desmatamento no Brasil: aquilo que você precisa saber

O desmatamento no Brasil é um fenômeno que se iniciou no século XVI, com o início da colonização do Brasil pelos portugueses.

Porém, o desmatamento ocorre ainda nos dias de hoje. A intensificação desse processo nos últimos 10 anos tem chamado a atenção de diversas outras nações, especialmente em relação à floresta Amazônia. Assim, é provável que esse assunto apareça em questões de Atualidades, além daquelas de geografia e de história, nas principais provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

O desmatamento no Brasil: Introdução

O termo desmatamento se  refere à eliminação da cobertura vegetal de determinado local. Essa eliminação pode ocorrer tanto de forma total quanto de forma parcial.

Esse fenômeno, também denominado de desflorestamento, é um dos maiores problemas ambientais da atualidades, especialmente no Brasil.

O desmatamento no Brasil: Contexto Histórico

O desmatamento no Brasil se iniciou com a colonização portuguesa, uma vez que os lusitanos visavam, na primeira fase da exploração, extrair a maior quantidade de pau-Brasil possível para levar para Portugal.

Posteriormente, demais eventos contribuiriam para o aumento do desmatamento no país, como as bandeiras, a mineração, que ocorreu no século XVIII, e a industrialização do Brasil.

Atualmente, o Brasil, que é o segundo país na lista de nações com maiores coberturas vegetais do mundo, perde cerca de 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa todos os anos.

O desmatamento no Brasil: Causas

Nos dias atuais, a principal causa dos desmatamentos no país é a expansão da atividade agropecuária, que é responsável por cerca de 70% do desmatamento que ocorre no Brasil.

Em seguida, podemos citar os diversos processos de urbanização que ocorrem em larga escala, como a construção de estradas e de hidrelétricas, que precisam de um amplo espaço para serem construídas.

Ainda, a exploração comercial de maneira, que é feita, muitas vezes, de maneira ilegal, também contribui para o desflorestamento da cobertura vegetal brasileira, principalmente na região da Amazônia. Os incêndios, criminais ou não, também contribuem para a aceleração do referido fenômeno.

O desmatamento no Brasil: Consequências

O desmatamento gera inúmeras consequências para todo o mundo. Entre elas, podemos citar a emissão de “gases estufa”, que contribuem para o agravamento do efeito estufa e, consideravelmente, do aquecimento global. Ainda, podemos citar a erosão do solo e a desertificação de diversos locais. A extinção de espécies animais e vegetais e a perda da biodiversidade são também duas consequências do fenômeno, especialmente no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.