Como um gerente deve agir com os funcionários?

Veja algumas atitudes positivas de um bom gerente.

Você sabe como um gerente deve agir com os funcionários? Já parou para refletir sobre esse tipo de situação?

Se ainda não, então não deixe de acompanhar este nosso conteúdo! Pois nele nós apontamos alguns fatores primordiais sobre os atributos de um bom líder. Acompanhe.

Como um gerente deve agir com os funcionários?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que as nossas dicas são apenas sugestões e não regras que devem ser seguidas ao pé da letra. Afinal, como estamos discutindo sobre relações humanas, reduzi-las a um passo a passo não seria justo, não é mesmo?

Por isso, esteja sempre atento ao clima da sua empresa e às suas relações interpessoais com seus liderados. Avalie as suas condutas e considere sempre aprimorá-las, partindo das suas singularidades.

Com isso em mente, você poderá pôr em prática, também, as nossas sugestões a seguir, se assim fizer sentido. Veja:

1- Aja com atitudes positivas e motivadoras

Ser uma pessoa com atitudes positivas é de suma importância na hora de manter a motivação e inspiração de toda uma equipe. Para isso, é necessário sempre buscar caminhos mais promissores e enxergar os ensinamentos por trás das situações difíceis, por exemplo.

2- De maneira empática e praticando a escuta ativa

Seja um líder que sabe escutar os seus liderados. A escuta ativa pode ser um bom caminho para isso. Afinal, ela diz respeito à capacidade de ouvirmos atentamente o que o outro está dizendo, deixando de lado as nossas concepções e os preconceitos diante de algo.

Da mesma maneira, saber se colocar no lugar do outro também é importante. Isso evita que tomemos atitudes impensadas e impulsivas que possam fazer com que nos arrependamos mais tarde. Além disso, teremos relações mais saudáveis com nossos funcionários.

3- Oferecendo feedbacks que ajudem a desenvolver os liderados

O feedback também é um valioso processo dentro de uma empresa. E se você quer saber como um gerente deve agir com os funcionários, lembre-se sempre de que é através do feedback que encontramos caminhos promissores e melhorias para a nossa equipe.

Além de que, dessa maneira, motivamos aqueles que tiveram bons desempenhos, apontando os seus pontos fortes e qualificados.

4- Pratique uma comunicação não-violenta

A comunicação não-violenta também deve fazer parte da sua rotina com seus funcionários. Isto é, não devemos usar o medo, os “castigos” e as “ameaças” de demissão como uma forma de deixar os funcionários “dentro da linha”.

Pelo contrário! Devemos sempre trabalhar uma comunicação mais positiva, motivadora e respeitosa, que faça com que os colaboradores, por si só, sintam-se mais engajados e empolgados com o trabalho, e não forçados a executar algo “à força”.

5- Seja sempre transparente e reconheça o esforço de cada um

Reconhecer os esforços de cada um e ser sempre sincero e transparente fará com que a sua equipe saiba que pode contar com você. Afinal, você demonstrará que se importa com as ações dela, e estará sempre disponível para discutir soluções de forma sincera.

E, para finalizar, lembre-se de que a melhor forma, de como um gerente deve agir com os funcionários, é através daquela frase que diz: trate o outro como gostaria de ser tratado. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.