Comunicação não-violenta no trabalho: O que é? Como usar?

comunicação não-violenta no trabalho pode melhorar as suas relações profissionais e impulsionar o rendimento da equipe de uma maneira muito eficiente. Isso porque a comunicação não-violenta prioriza a empatia, a paciência e o acordo entre as partes, sem o viés punitivo ou pejorativo.

A seguir, você encontra informações mais precisa sobre esse tipo de comunicação e como você pode incluí-la na sua rotina empresarial.

O que é a comunicação não-violenta no trabalho?

O conceito de comunicação não-violenta foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, onde estabelece que a comunicação deve acontecer de maneira branda, sem ofensas e sem viés punitivo ou pejorativo. Dessa forma conseguimos usar o afeto, a atenção e a empatia na hora de comunicar algo para a outra pessoa.

Hoje, você compreenderá como essa comunicação pode ser explorada no seu trabalho. Vamos lá?

Como usar a comunicação não-violenta no trabalho?

Para usar a comunicação não-violenta no trabalho é preciso estabelecer alguns fatores específicos durante as suas conversas. Veja quais são:

1- Revele ações que não estão sendo cumpridas, apresentando o comportamento desejado

Se você quiser comunicar a alguém alguma “falha”, ou seja, dar um feedback negativo, apresente o comportamento desejado e revele as ações que não estão sendo cumpridas pela pessoa. Exemplo:

  • Ao invés de: “Você não cumpre nenhum prazo”;
  • Tente: “Você poderia me ajudar a cumprir os prazos estabelecidos? Assim nós conseguiremos entregar os trabalhos de forma mais eficiente. Sei que juntos somos capazes de manter tudo em dia e eu conto com você!”

Percebe a diferença na abordagem?

2- Não julgue e não aja considerando apenas o apelo emocional

Apontar os “erros” de maneira pejorativa é um caminho muito perigoso. Se você quer incluir a comunicação não-violenta no trabalho, observe a forma como você lida com os impasses no dia a dia. Não se deixe levar pelas emoções de raiva, medo ou tristeza. Mas sim, observe a situação de maneira racional e tente incluir um diálogo saudável para resolver os problemas.

3- Desenvolva a sua empatia, todos os dias

A empatia também precisa ser trabalhada, todos os dias. Ao se colocar no lugar do outro, você consegue estabelecer a comunicação não-violenta no trabalho de maneira mais efetiva, tendo em vista que você agirá de forma equilibrada e não será agressivo com a outra pessoa.

4- Firme um acordo para que determinadas situações não se repitam

Ao invés de simplesmente julgar e apontar o erro da outra pessoa, experimente criar alguns “acordos” entre as partes para que seja possível estabelecer uma rotina mais saudável no trabalho. Aponte quais serão as obrigações de cada um e evite que a falha na comunicação mine os seus relacionamentos no trabalho.

5- Expresse-se sem ofender ou alterar o tom de voz

Quando for comunicar algo a alguém, lembre-se de observar a forma como você se expressa. Jamais aumente o tom de voz, mesmo que a outra pessoa faça isso, e mantenha sempre o equilíbrio no seu discurso. Faz parte da comunicação não-violenta no trabalho manter o diálogo sem ofender e sem querer “ter a razão de tudo”.

Considere que a sua verdade pode ser diferente da verdade do outro, e por isso você precisa exercitar a paciência na hora de se expressar.

Pratique a comunicação não-violenta no trabalho e tenha um ambiente corporativo mais saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.