Como se comportar no trabalho?

Saiba quais comportamentos podem fortalecer a sua imagem profissional.

Já parou para pensar se você realmente sabe como se comportar no trabalho de uma forma coerente? Pois é! Talvez isso nunca tenha passado pela sua mente.

Por isso, neste texto nós trouxemos à luz alguns apontamentos importantes sobre o tema, a fim de lhe ajudar a fazer uma reflexão sobre esse assunto. Vamos lá?

Como se comportar no trabalho?

Acima de qualquer “dica de comportamento” queremos explorar uma reflexão: jamais aja de maneira mecânica, apenas visando o agrado alheio.

É claro que existem comportamentos que são considerados mais adequados ao ambiente de trabalho, e dizem respeito também ao senso de sociabilidade. Porém, não podemos permitir que um script de comportamento simplesmente anule qualquer traço de singularidade.

Em outras palavras, lembre-se de que a autenticidade e o “estilo próprio” também são importantes. Com isso em mente, considere as dicas abaixo como um direcionamento e uma sugestão, e não como regra.

Preparado? 🙂

1- Seja pontual – nos horários e prazos

Isso é fundamental. Qualquer empresa presa pela pontualidade, mesmo em horários mais flexíveis. Isto é, se você marcou uma data para entregar algo, ou um horário específico para determinada atividade, cumpra com o combinado.

Lembre-se de que, acima de tudo, não ser pontual pode ser praticamente o mesmo que “não ter palavra”. E você não quer ser visto como uma pessoa “sem palavra”, certo?

2- Vista-se adequadamente

As vestimentas fazem parte do comportamento de uma pessoa. Por isso, vista-se de acordo com o seu cargo e com a sua função.

Além de demonstrar mais sobre o seu comprometimento, também garante que você transpareça um perfil pessoal mais marcante.

Além de que, convenhamos, ter vestimentas específicas para o trabalho facilita na hora de se vestir, não é?

3- Não faça parte dos grupos de “fofoca”

Fuja de qualquer grupo de fofoca ou comentários pejorativos. Não alimente esse tipo de comportamento. Isso apenas irá manchar a sua imagem, e poderá ainda causar sérios impactos psicológicos nas vítimas das fofocas. Não seja uma força motriz por trás disso.

4- Conheça o código de ética da sua profissão e empresa

Conhecer o código de ética da sua profissão também é muito importante. Assim você saberá quais atitudes e ações são coerentes à sua atuação, e quais são anti-éticas.

Foque, inclusive, em conhecer o código da sua empresa como um todo, pois isso também lhe dará subsídios na hora de saber como se comportar no trabalho.

5- Procure sempre manter a organização

Mesmo que você se veja como uma pessoa desorganizada, procure mudar um pouco essa condição. É muito importante demonstrar organização no ambiente de trabalho, até porque isso ajuda você a ser mais produtivo e focado.

6- Não diga “sim” para tudo e para todos – imponha-se

Saber dizer não é de suma importância para se comportar no trabalho de forma mais organizada e concisa. Afinal, dizer “sim” para tudo pode fazer com que você se sobrecarregue de trabalho e, consequentemente, fure prazos e desaponte pessoas. Portanto, cuidado!

Impor seus limites faz parte de um perfil profissional interessante. Lembre-se disso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.