Como se comportar em uma apresentação de trabalho?

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a se sair ainda melhor!

Saber como se comportar em uma apresentação de trabalho pode trazer mais segurança e foco durante o discurso.

Afinal, quem já apresentou um trabalho para um grande público sabe a pressão desse momento, não é mesmo? Por isso, trouxemos algumas sugestões que podem lhe ajudar a se preparar cada vez mais. Acompanhe e entenda.

Como se comportar em uma apresentação de trabalho?

Lembre-se de que as nossas dicas abaixo são sugestões que podem lhe ajudar na hora de se preparar e se comportar em uma apresentação de trabalho. Isto é, você não precisa revolucionar a sua forma de agir, de uma hora para outra, apenas para se “encaixar” em um padrão, ok?

Dito isso, vamos às dicas:

1- Observe a sua vestimenta

Quando pensamos na roupa usada durante a apresentação, devemos partir do pressuposto de que ela deve lhe ajudar a se sentir mais autoconfiante.

Em outras palavras, cuide para não usar aquele tipo de roupa que você precisa ajeitar o tempo todo, ou que deixe você desconfortável por ser muito apertada, por exemplo.

Até porque, convenhamos, a roupa é a última coisa que queremos nos preocupar enquanto nos apresentamos, não acha?

2- Mantenha-se atento à sua linguagem corporal

A sua postura também deve ser levada em conta. Cuide da forma como o seu corpo pode transparecer inseguranças.

Inclusive, manter um sorriso no rosto, em momentos específicos e viáveis, claro, pode lhe ajudar a relaxar mais. Isso porque apenas o movimento dos músculos da face podem ajudar a relaxar e a promover efeitos positivos em nosso cérebro!

Por isso, mantenha a postura ereta, olhe para o seu público (vale ter um “porto seguro” em cada canto da sala), sorria quando for propício a isso e gesticule com as mãos.

Aqui, inclusive, podemos destacar a importância de cuidar do seu tom de voz – ele também faz diferença.

3- Siga um roteiro e tente ser objetivo

Preparar um roteiro prévio e objetivo pode ajudar – e muito – na hora de manter mais concentração e tranquilidade.

Afinal, saber como se comportar em uma apresentação de trabalho é justamente saber formas de tornar o momento mais fluído e menos “pausado e quebrado”. Para isso, treine o seu roteiro e use slides com tópicos que o façam recordar quais itens são essenciais.

4- Fale tranquilamente, sem pressa, mas de maneira concisa

Fale de maneira concisa e, ao mesmo tempo, tranquila e sem pressa. Cuide para não se afobar e acabar misturando assuntos ou falando tão rápido que se torne difícil compreender o que é dito.

Quanto mais tranquilamente você falar, menores serão as chances de errar pronúncias e colocações. Lembre-se disso. 🙂

Lembre-se de treinar e testar tudo antes

O treino sempre irá ajudar na hora de se preparar e se comportar adequadamente em uma apresentação de trabalho. Afinal, você poderá mensurar o que deve ou não ser mudado ao longo da apresentação, especialmente se você treinar na frente de um espelho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.