Como aliviar as dores musculares – Veja nossas dicas caseiras!

Saber como aliviar as dores musculares é importante para garantir o conforto e o bem-estar ao longo do dia. Afinal, seja por questões tensionais causadas por estresse, ou por prática de exercícios, as dores musculares podem atrapalhar a rotina e incomodar bastante.

Pensando nisso, fizemos este guia para lhe ajudar a lidar com esse tipo de situação da melhor forma possível. Acompanhe.

Dicas caseiras de como aliviar as dores musculares

As dicas que separamos para você têm por objetivo te ajudar a aliviar as dores musculares, entretanto, lembre-se que se o problema for persistente e sem causa aparente, é importante buscar auxílio de um profissional, ok?

Visto isso, vamos à nossa lista de dicas:

1- Massagens com óleo essencial de Erva-de-São-João

A Erva-de-São-João é um potente analgésico natural, capaz de aliviar a sensação de dor rapidamente. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias são capazes de reduzir o efeito de inflamação no músculo, diminuindo assim as dores.

Para preparar o óleo para o uso, lembre-se de diluir uma gotinha em cada colher de sopa de outro óleo vegetal. Assim você poderá aplicar na pele e fazer a massagem suavemente.

É imprescindível que você faça essa diluição para não causar queimaduras e feridas na pele, considerando que óleo essencial é extremamente concentrado, ok?

2- Alongar com cuidado a região afetada

O alongamento suave também é muito importante para aliviar as dores musculares. Entretanto, você não precisa alongar diversas vezes. Faça pela manhã e ao longo do dia mais uma vez, sem exagerar no alongamento.

Isso impedirá a rigidez progressiva, melhorará a circulação sanguínea na região e desencadeará um relaxamento, que diminui as dores.

3-  Compressas quentes e frias

As compressas frias devem acontecer nos primeiros dias, logo após a lesão. Passado o período de 3 dias, é adequado que você faça compressas quentes, que auxiliarão na recuperação do músculo machucado.

Você deve fazer as compressas no máximo 4 vezes por dia, para ter bons resultados.

4- Compressa de arnica

A compressa de arnica é capaz de diminuir inchaços, além de melhorar a aparência de hematomas. Sua ação anti-inflamatória também age diretamente na inflamação do músculo, auxiliando na recuperação mais rápida. Seu efeito analgésico é capaz de promover alívio quase que imediato.

Para sentir todos estes efeitos, é importante que você prepare uma compressa morna de chá de arnica, que pode ser preparada da seguinte forma:

  1. Primeiramente, ferva uma xícara de água filtrada e, quando a fervura subir, desligue o fogo e acrescente uma colher de chá de folhas de arnica.
  2. Feito isso, tampe para a infusão agir por cerca de 20 minutos.
  3. Passado este tempo, use a mistura na sua bolsa de água quente ou umedeça um pano para fazer a compressa.
  4. Coloque sobre a musculatura comprometida e deixe agir por pelo menos 10 minutos. Repita algumas vezes ao dia, para melhores resultados.

Viu só como aliviar as dores musculares pode ser mais simples com estas dicas caseiras? Invista nestas opções e diga adeus àquele incômodo!

Caso o problema persista, não hesite em buscar auxílio de um profissional, ok?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.