Como saber se estou com excesso de trabalho?

Analisar o dia a dia no ambiente corporativo, e fora dele, é a única maneira de saber se estou com excesso de trabalho. Afinal, apenas com uma análise profunda do seu bem-estar e da sua saúde é que será possível constatar algum excesso.

Por isso, considere o nosso conteúdo de hoje como um tipo de “mapa” que pode ser utilizado para analisar a sua própria rotina. Vamos lá!

Como saber se estou com excesso de trabalho?

Você tem se perguntado “como saber se estou com excesso de trabalho? Pois bem. Como mencionamos acima, apenas com uma autoanálise é que se torna possível responder a esse questionamento.

No entanto, é imprescindível que essa autoanálise se baseie em diversos aspectos da sua vida cotidiana.

Abaixo, apresentamos alguns fatores que podem lhe ajudar nessa análise, mas lembre-se de que é fundamental você saber encontrar, dentro de si, as potenciais respostas.

Por isso, use nossos apontamentos como um ponto de partida, e não como um checklist de diagnóstico, combinado? 😉

Agora, vamos ao que interessa:

1- Você está constantemente preocupado com o trabalho

Você sente que está constantemente preocupado com o seu trabalho? Percebe que até nos momentos de hobby e lazer a sua mente ainda está ancorada na rotina corporativa? Esse pode ser um sinal muito importante para saber se você está com excesso de trabalho!

Afinal, se você não consegue desviar os pensamentos do trabalho, pode ser que ele esteja “sugando a sua energia”, literalmente, no caso. Isso quer dizer que o trabalho pode estar fazendo com que você leve a sua mente e o seu corpo à exaustão. Cuidado!

2- As horas extras parecem não ser suficiente

Você acaba por optar pelas horas extras para tentar concluir as suas tarefas diárias, mas ainda assim não tem conseguido terminar todas as demandas? Então essa questão pode ser um bom sinal que responde “como saber se estou com excesso de trabalho”.

3- Você se sente cansado e esgotado

O cansaço excessivo e a sensação de esgotamento têm feito parte da sua rotina? Fique atento ao porquê: muitas vezes é o trabalho excessivo que provoca essas sensações.

4- A sua produtividade não é mais a mesma

Você sente que não consegue mais ser produtivo como era antes. Parece que nada sai do lugar e você nunca consegue concluir as tarefas do dia. Isso pode ser uma prova de que a carga de trabalho está acima do aceitável.

5- Você não costuma sentir a sensação de dever cumprido

Quando você costuma sentir a sensação de dever cumprido? Isso ainda acontece? É recorrente? Ou quase nunca você sente que concluiu as suas tarefas com êxito? Reflita sobre isso.

6- Você começou a adoecer sem causa aparente

O seu corpo também pode responder à pergunta que diz” “como saber se estou com excesso de trabalho”. Afinal, se houver, realmente, um excesso de atividades, você acabará sentindo isso no corpo, cedo ou tarde.

E isso pode aparecer como uma baixa imunidade; dor de cabeça; problemas digestivos; problemas de sono; etc. Fique atento aos sinais mais sutis e organize a sua rotina para não se sobrecarregar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.