Cansaço excessivo: O que pode ser?

cansaço excessivo costuma ser normal quando a pessoa se sente exausta depois de um dia difícil ou muito atarefado. Porém, quando o cansaço é constante e perpassa semanas, este pode ser um sinal de que algo no organismo não está funcionando como deveria.

Por exemplo, pessoas que sofrem de depressão podem ter uma tendência de ter mais fadiga e esgotamento psicológico, enquanto diabéticos e anêmicos também podem demonstrar uma “fraqueza” corporal maior.

De todo modo, é preciso investigar a frequência dos sintomas e os impactos na vida do sujeito, para assim reconhecer qual o melhor tipo de tratamento.

O que pode ser o cansaço excessivo?

O cansaço excessivo não é considerado um problema quando acontece de maneira mais isolada ou relacionada à uma rotina extremamente intensa e exaustiva. Porém, quando não há gatilhos externos que justifiquem a exaustão, é preciso ficar alerta. Veja abaixo quais são as possíveis causas do cansaço excessivo:

1- Diabetes

A diabetes pode ser um dos motivos pelos quais uma pessoa se sente constantemente cansada. Primeiro porque a doença leva ao aumento de urina, desencadeando um emagrecimento mais rápido e o enfraquecimento dos músculos por conta disso.

Segundo porque a glicose presente no sangue não é capaz de chegar em todas as células do organismo, diminuindo a energia do sujeito e desencadeando a sensação de cansaço.

  • O que fazer? Neste caso, é indispensável que você converse com o seu médico para que ele lhe prescreva os medicamentos adequados para a sua situação. Assim você regula os níveis de glicose e melhora toda a dinâmica do açúcar no seu organismo.

2- Depressão

A depressão também pode desencadear um cansaço excessivo, fazendo com que o sujeito se sinta esgotado e sem ânimo. Embora seja uma questão de saúde mental, devemos sempre lembrar que o corpo e a mente estão interligados. Um corpo que adoece impacta a saúde mental e a mente que adoece também impacta o corpo.

  • O que fazer? Procure um psiquiatra ou um psicólogo para começar a tratar as suas questões internas e assim reorganizar as suas emoções.

3- Anemia

A falta de ferro no organismo é uma das responsáveis pela sensação de constante fadiga, cansaço, dores no corpo e sonolência. No caso de mulheres, essa sensação fica ainda mais intensa durante a menstruação, tendo em vista que a perda de sangue promove uma baixa ainda mais expressiva na quantidade de ferro no corpo.

  • O que fazer? Realize um hemograma completo para detectar se está ou não com anemia. Em seguida, converse com um clínico geral para estipular o melhor tratamento para o seu caso.

4- Doenças cardiovasculares

Quando o coração não consegue bombear sangue suficientemente, o organismo pode sentir falta de nutrientes e oxigênio. Por isso, a pessoa tende a se sentir constantemente cansada e com tontura, por exemplo.

  • O que fazer? Procure um cardiologista para fazer os exames necessários e assim iniciar o tratamento que melhore as condições cardíacas.

5- Distúrbios hormonais

Por fim, as questões hormonais, como alterações na tireoide, podem impactar no funcionamento do nosso metabolismo, causando efeitos em nossa disposição. Assim, o cansaço excessivo pode surgir por conta dos desequilíbrios que as funções hormonais sofrem.

  • O que fazer? Procure um endocrinologista para que a glândula da tireoide seja avaliada. Caso seja constatada a alteração, é preciso tomar todos os medicamentos receitados pelo médico, para assim restaurar a sua qualidade de vida.

Lembre-se que além de seguir todas as recomendações acima é importante que você durma bem e descanse adequadamente, todos os dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.