Sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho: Como lidar?

Lidar com os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho não é tarefa fácil. Às vezes, tendemos a sentir aquele desejo de desistir de tudo. Faz parte.

Mas, como podemos lidar com isso sem que nosso trabalho seja deixado de lado? O que fazer para se sentir mais seguro e feliz no trabalho? Veja, ao longo deste conteúdo, algumas reflexões sobre esses temas.

Como lidar com os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho?

Os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho podem estar atrelados a um episódio específico, como também podem ser causados pelo ambiente de trabalho como um todo.

Sendo assim, o primeiro ponto que devemos que levar em conta é o nosso autoconhecimento. Por meio dele conseguiremos entender melhor o que se passa dentro de nós, e isso poderá nos fortalecer para o futuro.

Além disso, outras ações podem ajudar nesse momento. Veja algumas delas:

Entenda os motivos pelos quais você se sente assim

Entender os motivos pelos quais os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho aparecem na sua rotina é um bom ponto de partida.

Afinal, como lidar com o problema se você sequer sabe a causa dele? Pois é!

Por isso, comece a pensar sobre as situações que fazem com que você se sinta dessa forma. Analise a sua rotina e, caso encontre causas que podem ser “cortadas”, tente fazer isso.

Pratique o autoconhecimento e aprenda a se perdoar

Se você tem sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho porque cometeu um erro – ou alguns erros, aprenda a se perdoar.

Lembre-se de que ninguém é perfeito e que, volta e meia, nos sentiremos menos motivados e felizes com a nossa própria atuação na vida e no trabalho.

Além disso, o autoconhecimento pode ser interessante aqui. Por meio dele nós conseguimos entender nossos pontos fortes e fracos, e isso ajuda a nos perdoar diante dos nossos próprios “defeitos”.

Busque novas oportunidades de trabalho

Se o motivo pelo qual você se sente fracassado no trabalho é, de fato, o emprego atual, talvez seja hora de buscar novas oportunidades.

Você não precisa abrir mão do trabalho atual de uma hora para outra. Mas pode começar a pesquisar oportunidades, assim como pode ir se especializando para o mercado de trabalho. Faça isso por você.

Faça psicoterapia e cuide da sua saúde mental

Por fim, se os sentimentos de fracasso e insegurança no trabalho ainda forem muito fortes, mesmo com as mudanças que citamos e que você mesmo estipulou para si, tente buscar a psicoterapia.

Através dela você poderá saber mais sobre si mesmo, e conseguirá manejar melhor os seus sentimentos e emoções. Além de que dessa maneira torna-se mais viável aprender a lidar com as adversidades da vida.

Busque a psicoterapia, inclusive, de forma gratuita: nas universidades que têm psicologia você poderá encontrar atendimento gratuito dos estagiários. Basta solicitar um atendimento no Serviço Escola de Psicologia.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.