Por que a sensação de dever cumprido é importante para a produtividade?

sensação de dever cumprido pode fazer toda a diferença na rotina de qualquer pessoa. Seja na hora de estudar ou trabalhar, essa sensação é uma verdadeira recompensa para a nossa mente, capaz de gerar bem-estar e até mesmo felicidade. Por isso, é fundamental criar um fluxo de trabalho que gere essa sensação, para que seja possível ser mais produtivo e saudável no dia a dia. Abaixo damos mais detalhes.

Por que a sensação de dever cumprido é importante para a produtividade?

A produtividade está intimamente ligada à nossa capacidade de nos sentirmos bem com aquilo que estamos fazendo. Isto é, se nos sentimos felizes e motivados, a tendência é que o nosso dia seja muito mais rentável. Tudo isso caminha lado a lado com a sensação de dever cumprido. Entenda:

Bem-estar e saúde mental que faz a diferença

Quando percebemos que a rotina está mais equilibrada, automaticamente sentimos mais bem-estar ao longo do dia. Afinal, é muito mais prazeroso perceber que tudo está sob controle do que se deparar com mil atrasos, não é mesmo? Pois é!

Tudo isso é capaz de munir a nossa saúde mental, nos deixando mais bem preparados para os imprevistos e prontos para lidar com contratempos. Como consequência, é mais fácil garantir a sensação de dever cumprido à medida que ela aparece em nossa rotina, como uma verdadeira “bola de neve”.

Produtividade é sinônimo de dever cumprido

Quando somos mais produtivos, automaticamente sentimos uma maior sensação de dever cumprido. Consequentemente, criamos um verdadeiro ciclo: à medida que nos sentimos bem e organizados, tendemos a ter mais agilidade para tomar decisões e concluir tarefas corriqueiras. Logo, a produtividade e a sensação de dever cumprido se tornam um loop em nossas vidas.

Como conquistar a sensação de dever cumprido

A sensação de dever cumprido não aparece a qualquer momento. Ela aparece quando temos uma rotina estruturada e percebemos que estamos concluindo as tarefas com maestria. Porém, como conseguir conciliar o fluxo de atividades com os imprevistos, não é mesmo? Abaixo damos algumas dicas:

1- Fuja das distrações

Para começar a sentir aquela sensação de dever cumprido, fuja das distrações que atrapalham você. Isso quer dizer que você deve estabelecer um horário para olhar o seu e-mail ou “perder tempo” nas redes sociais. Ao mesmo tempo, cuidado com os vídeos que você assiste ou com os podcasts que você ouve durante o trabalho: eles não podem ser os inimigos da sua produtividade.

2- Só faça reuniões necessárias e seja objetivo

Sabe aquela “mania” de fazer reunião para resolver qualquer coisa? Pois bem, evite-a. Tente marcar reuniões apenas para casos realmente necessários, e quando elas acontecerem, seja o mais objetivo possível.

3- Trabalhe com metas e prioridades

Ter metas e prioridades é imprescindível para conseguir viver a sensação de dever cumprido. Afinal, se você não sabe o que tem que ser feito no seu dia, como saberá se concluiu as suas obrigações no fim?

4- Delegue quando for necessário

Delegar tarefas também gera um melhor fluxo de trabalho, mais produtividade, bem-estar e organização. Por isso, não tenha medo de delegar quando for necessário. Acredite, isso fará com que você se sinta muito mais satisfeito com o seu trabalho no fim do dia e, no dia seguinte, acordará mais empolgado para iniciar novos projetos e dar continuidade a outros. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.