Como saber se está com nome sujo no SPC? Descubra agora

Milhões de pessoas sofrem no Brasil com contas e dívidas atrasadas. A situação se mostra difícil para uma boa parte da população, que não consegue honrar os seus compromissos financeiros e manter seu orçamento em uma condição saudável. Como consequência, essas pessoas passam a sofrer com a restrição ao crédito.

Em resumo, as empresas de proteção ao crédito alertam o mercado sobre o status dos consumidores, informando se são maus pagadores. Por isso, quando a pessoa fica com o “nome sujo”, enfrenta muitas dificuldades para conseguir contratar crédito.

Aliás, não é difícil conhecer alguém que já falou “Estou no SPC”, “Meu nome tá sujo” ou “Devo, não nego. Pago quando puder”. Essas falas geralmente acontecem em tom de brincadeira, mas as consequências de um CPF negativado não são nem um pouco engraçadas.

Brasil tem mais de 71 milhões de inadimplentes

De acordo com o levantamento mais recente da Serasa Experian, o Brasil tinha 71,7 milhões de pessoas inadimplentes em dezembro do ano passado. O número de pessoas com dívidas ou contas atrasadas caiu em relação a novembro, com uma redução de 706,4 mil pessoas nessa condição no país.

Embora esse resultado tenha sido bastante positivo, mostrando uma melhora das condições financeiras de parte da população brasileira, o cenário ainda é muito preocupante no país, uma vez que os números continuam muito elevados.

Em suma, quanto maior o número de indivíduos inadimplentes, menores as chances de crescimento do consumo das famílias e, consequentemente, da economia brasileira. Por isso que o governo federal realiza mutirões para renegociação de dívidas, visando o fortalecimento do consumo no país.

Brasil tinha mais de 71 milhões de endividados em dezembro de 2023
Brasil tinha mais de 71 milhões de endividados em dezembro de 2023. Imagem: Agência Brasil.

Juros devem cair no Brasil em 2024

Nos últimos meses, a população brasileira também pode aproveitar os cortes na taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. Atualmente, a taxa de juros está em 11,25% ao ano no país, bem menor que o nível observado em meados de 2023, quanto os juros estavam em 13,75% ao ano.

Na prática, a Selic é o principal instrumento do Banco Central (BC) para conter o avanço da inflação no Brasil. Como a taxa inflacionária estava muito elevada nos últimos anos, principalmente por causa da pandemia da covid-19, os juros acabaram disparando no país.

Para quem não sabe, os juros elevados reduzem o poder de compra da população, pois o crédito fica mais caro. Assim, as pessoas passam a reduzir o consumo, o que ajuda a controlar a inflação, mas a economia acaba sofrendo estagnação.

Como o BC elevou os juros entre 2021 e 2022, a inflação perdeu força no Brasil. Assim, a entidade financeira passou a reduzir os juros, e isso deverá continuar em 2024. A grande expectativa é que esses cortes ajudem ainda mais a população endividada a honrar seus compromissos financeiros.

Descubra se está com o ‘nome sujo’ no SPC

Os brasileiros que atrasam alguma conta correm o risco de ter o nome incluído em cadastros de mau pagadores. Aliás, a empresa que não recebeu o pagamento do consumidor tem o direito de pedir a inclusão do nome da pessoa na lista de inadimplentes a partir do primeiro dia de atraso.

Caso você tenha dúvidas sobre isso, basta acessar o Portal do Consumidor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). As pessoas que já têm cadastro, só precisarão acessar o portal para consultarem a situação do CPF e o score de crédito, entre outros serviços oferecidos.

Contudo, quem ainda não tem cadastro no portão, deverá informar os seguintes dados para realizar o cadastro:

  • CPF;
  • Primeiro e último nome;
  • Data de nascimento;
  • Primeiro e último nome da mãe;
  • E-mail.

Após isso, a pessoa receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Ao clicar no link, a pessoa será redirecionada a outra página para criar uma senha de acesso. Em seguida, deverá baixar o aplicativo Google Authenticator para ler o código de barras gerado pelo Portal do Consumidor. Por fim, o consumidor terá que digitar o token gerado para acessar o portal.

Diferença entre SPC e Serasa

Nem todo mundo sabe a diferença entre SPC e Serasa, mas se engana quem pensa que é a mesma coisa. Em resumo, o SPC possui um abrangência menor, com bases de dados municipais. Por sua vez, o Serasa tem uma base de dados nacional.

Ambas as empresas ofereçam serviços de análise de crédito, mas há outra grande diferença entre elas, além da abrangência geográfica. Enquanto o SPC é mantido por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas, o Serasa é uma empresa privada.

Seja como for, quando as pessoas têm o nome incluído no SPC ou na Serasa, acabam enfrentando diversos desafios, até mesmo para fazerem coisas simples. Isso porque o mercado passa a ver o consumidor como uma pessoa inadimplente, e ninguém quer fazer acordos comerciais com estas pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.