Aumento de apetite e peso podem ser efeitos colaterais de medicamentos

photo-1568901839061-11e2837cd2b7

Durante o tratamento de doenças ou prevenção de algumas condições, muitas pessoas fazem uso de medicamentos, sem conhecerem seus efeitos colaterais.

Mesmo com a indicação médica, saber quais serão as consequência do uso contínuo de determinadas substâncias pode ser uma estratégia eficiente na hora de reverter certos prejuízos, como é o caso do aumento de peso.

Inúmeros medicamentos podem estimular o apetite e logo, contribuir para o aumento de peso. Diante disto, para evitar tal consequência, não é preciso suspender o uso, mas empregar algumas táticas no dia a dia, que além de controlar o efeito colateral, também podem promover mais saúde e qualidade de vida.

Para este caso específico, melhorar a qualidade da alimentação e aliar à prática de atividades físicas à rotina pode ser uma maneira bem eficiente de inibir as sequelas do remédio.

Além disso, conversar com o médico que indicou o uso de determinada substância, que causa o aumento de peso, também ajuda, caso seja possível trocar o medicamento utilizado.

Medicamentos que engordam ou estimulam o apetite

photo-1602323071969-41fd2e288166

Alguns medicamentos, além de agir contra doenças ou condição-alvo, também provocam efeitos colaterais indesejados.

Sonolência, náusea, vertigens e é claro, o aumento de peso, são os efeitos colaterais mais comuns dos medicamentos.

Os remédios que provocam o aumento de peso, geralmente agem por meio de neurotransmissores, que acabam estimulando a vontade de comer.

Há também aqueles, que diminuem o metabolismo, diante disto, o organismo acaba consumindo menos energia do que o normal, resultando no aumento de peso.

Outros podem promover o ganho de peso sem necessariamente estar relacionado ao acúmulo de gordura, pois são responsáveis por reter a água no organismo, influenciado no inchaço e aparência mais volumosa.

Entre os principais medicamentos que engordam, os especialistas alertam para os seguintes:

  • Antidepressivos
  • Remédios para transtornos de humor
  • Ansiolíticos e/ou anti-histamínicos
  • Corticoides
  • Remédios para a diabete do tipo 2
  • Medicamentos para pressão arterial
  • Anticoncepcionais com estrógeno
  • Anti-hipertensivos

 

Apesar de tais medicamentos terem como efeito colateral o ganho de peso, os especialistas em saúde reforçam que é preciso seguir as orientações médicas e nunca para de tomar uma medicação receitada por conta própria.

 

Veja também: Abandonar medicamentos psiquiátricos pode ocasionar inúmeros transtornos

O que fazer para combater os efeitos colaterais desses medicamentos?

Caso os efeitos colaterais de aumento de apetite e ganho de peso estejam prejudicando a qualidade de vida e autoestima do paciente, o mais indicado primeiramente, é conversar com o médico, sobre a possibilidade de alterar a medicação. Se esta medida não for possível, algumas estratégias podem minimizar tais efeitos, inclusive, garantir melhor qualidade de vida.

Reeducação alimentar

photo-1533777857889-4be7c70b33f7

Mesmo com o aumento do apetite é possível se alimentar bem, sem que isso resulte em um aumento de peso.

Para isso escolher os alimentos adequados, sem dúvida, é o melhor caminho.

Frutas, vegetais, fibras, grãos integrais, proteínas magras como peixe, ovos e frango são grandes fontes alimentares, que devem ser incluídas na dieta do dia a dia.

Alimentos como linhaça, aveia e folhas verdes, além de garantir muita saúde, também têm o poder de saciar a fome, sem interferir no aumento de peso.

Confira mais alguns desses alimentos que saciam sem engordar e podem ser grandes aliados para quem faz uso de medicamentos que aumentam o apetite:

  • Claras de ovo
  • Frango (sem pele)
  • Peixe
  • Iogurte desnatado
  • Tofu
  • Farelo de trigo
  • Maça
  • Alface
  • Rúcula
  • Couve

Com uma dieta equilibrada, investindo em alimentos naturais e funcionais é possível saciar a fome sem aumentar o peso. Diante disto, buscar auxílio de um profissional de nutrição, a fim de elaborar o cardápio adequado pode ser a melhor estratégia.

Atividades físicas

photo-1567740034541-1ff8b618a370

Além de a reeducação alimentar, a prática de atividades físicas, também deve ser integrada à rotina de quem faz uso desses tipos de medicamentos.

Isso porque como destacado mais acima, alguns possuem o efeito de desacelerar o metabolismo.

Para aumentar o gasto energético e logo calórico, investir em 30 minutos de uma caminhada, bike, musculação ou até exercícios relaxantes como a ioga, pode fazer toda a diferença no controle dos efeitos colaterais dos remédios, como também, garantir mais qualidade de vida.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.