Como funciona o cartão de crédito do Banco Inter?

O cartão de crédito é uma das funcionalidades que os consumidores preferem usar, pela facilidade de fazer compras e pagamentos sem necessidade de possuir dinheiro na hora. No Banco Inter, o cartão de crédito é oferecido com diversas vantagens, como por exemplo o cashback, opção que desperta a atenção de diversos clientes.

Nesse contexto, o cartão de crédito funciona como um empréstimo de dinheiro, com pagamento na data de vencimento. Sendo assim, a instituição emissora concede um limite de crédito, baseado no histórico de crédito dos clientes, permitindo aos mesmos fazerem compras parceladas usando o valor do limite de crédito, para pagar apenas depois.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ter um cartão de crédito. Deste modo, a única restrição é possuir mais de 18 anos e não estar negativado pelos serviços de proteção ao crédito, pois senão, o crédito não é liberado.

Nesse sentido, qualquer cliente tem um valor máximo que pode gastar, o chamado limite do cartão de crédito. Esse valor é definido pela instituição emissora do cartão de crédito. Na sequência, será mostrado como funciona o limite do cartão de crédito e como o cliente pode fazer suas compras parceladas através do cartão.

Como funciona o limite do cartão de crédito?

Se uma pessoa faz uma compra parcelada, a somatória de todas as parcelas devem caber dentro do limite do cartão de crédito. Deste modo, o valor total do limite só será restabelecido para novas compras quando o cliente quitar todas as parcelas que estão em aberto. Além disso, o limite concedido leva em consideração fatores como: histórico do crédito e a renda do cliente.

Em alguns casos pode ser avaliado o relacionamento que a pessoa tem com a instituição emissora, como o Banco Inter, por exemplo. É possível também, com o tempo, solicitar aumento do limite do cartão de crédito, cabendo ao emissor avaliar o pedido para definir se concede, ou não, mais crédito ao cliente.

Todos os meses o cliente recebe uma fatura com um descritivo das despesas feitas com o cartão de crédito no ciclo anterior. Na fatura, são listadas informações sobre cada compra, além de informações sobre o pagamento, data de vencimento e dados da cobrança. Essa fatura é fechada poucos dias antes da data de vencimento e é enviada para o endereço ou e-mail do cliente.

Ademais, o cartão de crédito só cobrará juros para clientes que atrasarem o pagamento da fatura. Deste modo, os juros do cartão, também conhecido como crédito rotativo, incidem sobre o valor da fatura que não foi paga até o vencimento. Ademais, faturas que não são pagas por mais meses, são acumuladas com a cobrança de futuras parcelas.

Como usar o cartão?

O cartão é um meio de pagamento amplamente aceito, desde estabelecimentos físicos até lojas online. Nesse contexto, é possível fazer compras de duas maneiras, presencialmente, usando cartão físico, ou online, usando o cartão digital.

De maneira presencial, é possível fazer o pagamento de três formas, que serão listadas a seguir. As maneiras são: pagamento inserindo o cartão na maquininha (precisando digitar a senha para autenticar a compra), pagamento por aproximação, ou ainda, cadastrando o cartão em carteiras digitais e fazendo o pagamento pelo celular.

Já para compras online, é possível fazer o pagamento tanto pelas carteiras digitais, quanto pelo cartão virtual. Deste modo, havendo crédito disponível para pagamento, a compra é aprovada e aparecerá na fatura seguinte do cartão de crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.