Como combater doenças neurodegenerativas: Dicas práticas

Combater doenças neurodegenerativas deveria ser o objetivo de todas as pessoas para que, em idades mais avançadas, possam ter qualidade de vida e saúde. Afinal, segundo dados trazidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até em 2050 cerca de 152 milhões de pessoas em todo o mundo terão alguma doença neurodegenerativa, também chamadas de demência.

A OMS também aponta que, anualmente, cerca de 10 milhões de diagnósticos de demência são concluídos, resultando em um aumento exponencial do problema.

Em contrapartida, o estilo de vida é capaz de promover uma proteção a mais para o cérebro, combatendo as doenças neurodegenerativas e representando melhores expectativas para o futuro. Acompanhe e entenda quais são essas ações que podem mudar essa previsão nada otimista.

Como combater doenças neurodegenerativas – Veja formas de diminuir as chances de demência

Na verdade, quando o assunto é combater doenças neurodegenerativas, não existe muito segredo: é essencial investir em hábitos saudáveis.

Afinal, são eles que manterão a mente ativa e irão desencadear efeitos positivos no cérebro e no corpo.

Veja quais são os hábitos mais recomendados pela OMS e especialistas no assunto:

1- Atividades físicas regulares

Uma coisa é fato: a prática de exercícios físicos é indispensável para a nossa saúde. Apenas dessa forma nós fortalecemos o organismo; aumentamos a imunidade; queimamos calorias; evitamos diversos tipos de doença; nutrimos e oxigenamos melhor todo o corpo e, como consequência, também melhoramos a nossa saúde cerebral.

Isso porque pessoas que levam uma vida sedentária têm mais propensão de desenvolver doenças neurodegenerativas e, portanto, é indispensável “mexer o corpo” para que isso não aconteça.

Da mesma forma, entenda que você não precisará treinar todos os dias, por horas a fio. O importante é fugir do sedentarismo e permitir que o corpo se movimente.

2- Mantenha uma alimentação rica em vegetais

Quem possui uma alimentação baseada no consumo de frutas, verduras e legumes também tem menor chance de desenvolver demência na velhice. Portanto, procure manter uma dieta que seja mais baseada em descascar algo do que necessariamente desembalar.

Além disso, evite gorduras ruins e aposte naquelas que fazem bem para a saúde do cérebro, como o ômega 3 encontrado na chia e em alguns tipos de peixes.

3- Durma adequadamente e não passe noites em claro

A noite de sono também é indispensável para combater doenças neurodegenerativas. É na hora do sono que o nosso cérebro se restaura, repõe energias e faz a “limpa” nas memórias inúteis.

Uma noite bem dormida é capaz de desencadear efeitos de curto, médio e longo prazo em nossa vida. É esse descanso diário que impactará na nossa concentração e foco, além de estar atrelada à nossa cognição.

No longo prazo, a privação de sono pode ocasionar a morte de neurônios e, mais tarde, ser o estopim para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

4- Mantenha a sua mente ativa e busque sempre aprender algo novo

Por fim, outra forma de combater doenças neurodegenerativas é mantendo a sua mente sempre ativa, aprendendo um novo idioma; desenvolvendo uma nova habilidade; lendo algo; estudando; enfim!

Procure sempre desenvolver a sua cognição para que seus neurônios mantenham-se ativos, saudáveis e mais fortes. Assim, além de desfrutar de novos conhecimentos todos os dias, você poderá ainda manter a saúde cerebral.

Apenas lembre-se: uma única medida isolada não é o suficiente. Esses hábitos saudáveis devem fazer parte da sua rotina cotidiana, ok? 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.