Como antecipar o FGTS? Veja dicas práticas para ter acesso

Saiba como ter acesso antecipado ao fundo

Hoje vamos falar sobre como antecipar o FGTS. Se você está precisando de um dinheiro extra, e tem quantias paradas em sua conta do fundo, saiba que você pode usar esse dinheiro para sair do aperto a qualquer momento.

Então, se ficou interessado, sugerimos que leia o texto a seguir, e saiba mais sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Além disso, aprenda todas as informações importantes para fazer a antecipação.

O que é FGTS?

O FGTS é uma sigla que consiste em Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos trabalhadores brasileiros.

Em suma, esse é um programa de proteção aos direitos do cidadão que trabalha com carteira assinada no nosso país. Para que, em caso de demissão sem justa causa, ele possa receber o que lhe é devido. Dessa maneira, possibilitando uma recolocação mais tranquila ao mercado de trabalho.

Aliás, esse fundo é criado de forma automática, vinculado ao contrato de trabalho, firmado entre o trabalhador e o patrão.

Além disso, o depósito deve ser feito todos os meses, até o sétimo dia de cada mês. Caso esse dia caia em feriados ou fins de semana, o empregador deve realizar o depósito de forma antecipada.

O valor referente ao FGTS de cada trabalhador diz respeito a 8% de seus ganhos brutos. Como dito, deve ser pago pelo empregador, de modo que não acarrete descontos no holerite do funcionário. Uma vez que é uma obrigação prevista por lei e exclusiva do patrão.

O que acontece com os valores do FGTS depositados pelos empregadores?

Como esses valores ficam retidos em uma conta específica, não é possível que o trabalhador tenha acesso a eles. Na verdade, somente em algumas situações específicas.

Durante esse tempo esse dinheiro rende. Então, todo dia 10 de cada mês, o valor disponível é atualizado com os juros e correção monetária.

Além disso, a partir de 2017, foi aprovada uma lei que obriga o Governo a repassar a todos os trabalhadores os lucros do FGTS. Ou seja, todo o rendimento arrecadado pela união no ano anterior.

A soma deve ser feita sobre o valor disponível até o último dia do ano base. Assim, o seu depósito é feito de forma automática nas contas do FGTS dos brasileiros.

Aliás, o saque desse valor também não pode ser feito a qualquer momento. Na verdade, somente em algumas situações, como demissão sem justa causa, aquisição de casa própria ou aposentadoria. Além disso, o Governo Federal lançou a modalidade de saque-aniversário.

O que é o saque-aniversário do FGTS?

Em 2020, o Governo Federal lançou a modalidade saque-aniversário do FGTS, como uma das medidas do pacote de contenção dos efeitos da situação de calamidade pública, enfrentada pelo país.

Nessa categoria é possível que o trabalhador tenha acesso a parte da quantia disponível em suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço anualmente. Basicamente, no mês seguinte a seu aniversário.

Dessa forma, além de aquecer a economia, os trabalhadores têm acesso a uma renda extra a cada ano.

Para realizar esse tipo de saque, é necessário que o trabalhador faça a opção pela modalidade. No entanto, deve abrir mão do saque rescisão, ou seja, caso venha a ser demitido sem justa causa, o trabalhador não poderá sacar o seu FGTS de forma rescisória. Logo, sendo necessário aguardar até o mês de seu aniversário.

Algumas instituições financeiras se valeram dessa modalidade para lançar uma nova linha de crédito, chamada antecipação do saque aniversário. Vejamos mais informações a seguir.

Como antecipar o FGTS?

Como vimos anteriormente, para antecipar o FGTS, é necessário que o trabalhador tenha optado pela modalidade de saque aniversário.

Aliás, essa é uma possibilidade anual do trabalhador ter acesso a quantia, a antecipação pode ser a solução para aquele momento de aperto.

Para isso, é necessário entrar em contato com instituições financeiras que oferecem o serviço. Desse modo, você saberá a quantia que você tem disponível para antecipação, além das taxas de juros e quantidades de parcelas a serem pagas.

Nessa modalidade, o pagamento das parcelas é descontado diretamente do valor disponível em sua conta do FGTS. Portanto, você não precisa se preocupar em realizar o pagamento ou comprometer seu orçamento mensal para a quitação da dívida.

Quem pode fazer a antecipação do FGTS?

A opção de antecipação do FGTS está disponível para todos os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas vinculadas a seu CPF.

No entanto, cada instituição bancária exige um valor mínimo disponível no fundo para realizar a liberação do crédito.

Sendo assim, acesse os portais de atendimento e realize uma simulação. Siga as instruções da instituição para descobrir se você pode contratar o serviço, assim como a quantia disponível para você.

Saber como antecipar o FGTS pode ser de grande ajuda para você em uma situação de aperto. Por isso, pesquise a respeito das instituições que oferecem o serviço e veja qual se enquadra melhor em sua situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.