Saque aniversário do FGTS: nascidos em março têm até quinta (31) para aderir à modalidade

Quem faz aniversário em março tem até esta quinta-feira (31) para optar pela sistemática do saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Qualquer trabalhador que tenha conta para depósito do FGTS tem o direito de sacar parte do valor do Fundo uma vez por ano.

Quando a Caixa abre uma conta para o trabalhador no FGTS, automaticamente ele está inserido na sistemática saque rescisão. Nessa sitemática o trabalhador só pode sacar o dinheiro do Fundo quando o contrato de trabalho é rescindido.

Contudo, desde 2019, foi criado o saque aniversário. Essa modalidade permite, como foi dito acima, sacar parte do dinheiro do FGTS uma vez por ano, por ocasião do seu aniversário.

Quem quiser ter acesso a esse valor deve aderir à sistemática.

 

Onde solicitar a adesão ao saque aniversário do FGTS?

O trabalhador que quiser aderir à sistemática deve fazer uma solicitação ou no site da Caixa Econômica, ou no aplicativo FGTS, internet banking da Caixa ou mesmo nas próprias agências.

 

Como funciona?

O saque aniversário requer que o trabalhador efetue o cadastro até o ultimo dia do mês do seu aniversário. O saque, por seu turno, pode ser feito tanto no mês de aniversário como nos dois meses seguintes ao mês do aniversário. Por exemplo, se o trabalhador faz aniversário em março, ele pode sacar o dinheiro em março, abril e maio, ou seja, pode sacar o valor de 01 de abril até 31 de maio. A lógica é a mesma para quem faz aniversário em outros meses.

Entretanto, se o trabalhador que faz aniversário em março, aderir a modalidade depois do dia 31 (quinta-feira), ele só poderá efetuar o saque no ano seguinte, em 2023.

 

Calendário para saques em 2022

Nascidos em janeiro– saques de janeiro a março

Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril

Nascidos em março – saques de março a maio

Nascidos em abril – saques de abril a junho

Nascidos em maio – saques de maio a julho

Nascidos em junho – saques de junho a agosto

Nascidos em julho – saques de julho a setembro

Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro

Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro

Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro

Nascidos em novembro – saques de novembro de 2022 a janeiro de 2023

Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2022 a fevereiro de 2023

 

Atenção

Se você aderir ao saque aniversário, não poderá mais sacar o saldo total do seu FGTS quando seu contrato de trabalho for rescindido, ou seja, quando você for demitido. Contudo, a modalidade não impede que o trabalhador receba a multa rescisória de 40% sobre o valor que o empregador deposita na Conta.

O trabalhador pode desistir da modalidade, contudo, seja quando for que o pedido de desistência for feito, ele só voltará para a modalidade saque rescisão depois de dois anos.

 

Veja também: Saque do FGTS: onde investir? 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.