Cidadãos pressionam governadores por pagamentos de vale-gás

Nas redes sociais, muitos cidadãos estão cobrando os seus governadores pela criação de um auxílio que ajude a comprar o gás de cozinha

Neste momento, uma das maiores preocupações do trabalhador brasileiro é conseguir pagar o gás de cozinha. É que de acordo com as informações oficiais, o preço do botijão está subindo muito e de forma consecutiva no Brasil. E é justamente por isso que muita gente está cobrando a criação de programas para ajudar a comprar o item.

Alguns estados estão fazendo isso. Em São Paulo, por exemplo, o Governo estadual anunciou há alguns dias a criação de um auxílio vale-gás. Por lá, a ideia é pagar um programa bimestral de R$ 100 em três meses. Isso quer dizer que as pessoas receberiam esse valor de dois em dois meses.

Rapidamente essa ideia acabou se espalhando. No próprio estado de São Paulo, muita gente passou a afirmar que ficou de fora do programa. Esses paulistas estão pedindo para que o governador João Dória (PSDB) amplie o tamanho do projeto para que ele passe a atender mais gente neste meio tempo.

Outros estados seguem esse mesmo nível de pressão. Nas redes sociais, é possível ver muita gente pedindo aos governadores para que se crie um auxílio para os mais vulneráveis. Só em uma observação rápida, é possível ver pedidos como estes nas páginas oficiais dos chefes dos Governos de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas e Mato Grosso do Sul.

Em nenhum desses casos, os governadores responderam ao pedido. Até porque eles não costumam dar respostas dessa maneira em redes sociais. No entanto, especialistas acreditam que a pressão pode acabar fazendo algum efeito. Vale lembrar que o país está prestes a entrar em ano eleitoral. Nesse sentido, a pressão popular costuma surtir um efeito maior.

Outros estados

De acordo com informações oficiais, o estado do Rio de Janeiro também quer ter um auxílio vale-gás para chamar de seu. Membros da Assembleia Legislativa até falaram sobre esse assunto nos últimos dias.

A ideia dos parlamentares fluminenses é que esse auxílio acabe funcionando apenas como uma bonificação dentro do Supera Rio. Dessa forma, apenas as pessoas que estão ganhando esse dinheiro do Governo do estado é que receberiam esse adicional.

No Acre, a Assembleia Legislativa aprovou a urgência na votação sobre a criação de um Auxílio como este no estado. Essa aprovação aconteceu ainda na última terça-feira (6). Os deputados seguem para a fase da discussão.

Auxílios 

A criação de auxílios pelos estados é algo que está ficando cada vez mais comum este ano. É que os Governadores desses locais estão realizando novos fechamentos por causa da pandemia do novo coronavírus.

Muitos desses programas estaduais são voltados para classes trabalhistas específicas. Alguns estados, por exemplo, criaram benefícios apenas para os taxistas e motoristas de transporte escolar. Foi o caso por exemplo do Distrito Federal.

Há também casos de projetos para pessoas que ficaram órfãs por causa da pandemia. O Maranhão, aliás, aprovou esse benefício nesta terça (6). O Governo Federal também paga o seu Auxílio. No caso do Planalto, no entanto, a base de recorte é mesmo a questão da renda dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.