UFJF retoma aulas presenciais para alunos da área de saúde

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, definiu a retomada gradual das aulas presenciais para estudantes de cursos da área de saúde. Desse modo, na última segunda-feira, dia 5 de julho, parte dos alunos puderam retornar à universidade para as atividades presenciais. 

De acordo com a decisão da UFJF, tiveram autorização para a retomada o curso de odontologia do campus da UFJF que fica em Governador Valadares e os cursos de medicina, de enfermagem e de odontologia do campus de Juiz de Fora.

Até o momento, todos os cursos estavam com aulas remotas, de modo que não havia atividades para as disciplinas práticas. 

Conforme a universidade, os cursos elaboraram um planejamento para organizar as suas atividades de ensino práticas e teóricas ponderando o atual cenário. Portanto, os cursos consideram a compra de insumos e de equipamentos de proteção individuais (EPIs). 

Protocolos e orientações para as aulas presenciais

Além disso, os alunos devem seguir o protocolo contra a covid-19 e seguir as orientações da UFJF. Os alunos foram orientados a permanecer dentro do prédio da o menor tempo possível, a diminuir a quantidade de materiais e a evitar o uso de mochilas. Há ainda a orientação de evitar a alimentação dentro dos prédios da UFJF.

O uso de máscaras também será obrigatório dentro e fora dos laboratórios. O uso de brincos, anéis e outros tipos de adornos será proibido em aulas práticas, por exemplo. A UFJF garante ainda que atuará no sentido de manter o distanciamento físico entre os alunos.

Em laboratório, os alunos deverão ainda usar óculos ou face shields, jaleco e luvas para o manuseio de material. Já o refeitório, que será aberto, atuará recebendo os alunos em grupos. Haverá marcação nas cadeiras e limpeza do espaço entre a troca de grupos de alunos.

Confira mais detalhes no site da UFJF.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEMA libera as provas e gabaritos do PAES 2021; confira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.