Carteira digital de trânsito: saiba como fazer para ter a sua sempre à mão

Obtenha e usufrua das facilidades que o app fornece

Hoje em dia, podemos dispor de quase tudo com poucos cliques. Assim, realizamos movimentações financeiras, compramos itens entre outras coisas, tudo pelo celular. A modernidade chegou até mesmo nos documentos, e agora você pode ter a carteira digital de trânsito no seu celular. Conheça os maiores detalhes na matéria desta quinta-feira (23) do Notícias Concursos.

O Governo brasileiro não ficou para trás nessa onda de modernidade. Grande parte dos serviços e documentos foram informatizados, visando acelerar processos, diminuir filas e aglomerações nos espaços físicos. A carteira digital de trânsito é mais uma dessas facilidades, que está disponibilizada para todos os cidadãos.

Então, confira: Como consultar contas de FGTS: veja como fazer e o quanto pode sacar

Esclareça suas principais dúvidas acerca da carteira digital de trânsito

A carteira digital existe desde o ano de 2017, tendo ampliações desde então, e melhorias com o passar do tempo. Antes, o documento tinha apenas caráter informativo, ou seja, você só podia acessar a versão digital do documento.

Atualmente, o motorista pode ter a documentação do seu carro e também acessar alguns procedimentos relativos a multas. A última funcionalidade adicionada ao documento digital é a possibilidade de transferência do veículo.

Para você ter a sua carteira de motorista no formato digital, é necessário que você baixe o app fornecido na loja de aplicativos do seu telefone. Assim, faça a busca por “carteira digital de trânsito”. Somente as pessoas que possuem a carteira com QR Code estão elegíveis a ter a versão digital.

Contudo, veja: BPC pode ter a carteira assinada? Saiba a resposta

Carteira digital de trânsito: saiba como fazer para ter a sua sempre à mão
Carteira digital de trânsito: saiba como fazer para ter a sua sempre à mão – Detran

Passo a passo para ter seu documento no celular

Para acessar o documento, você precisará criar seu acesso gov.br. Caso já tenha, basta colocar seu CPF, senha e entrar no sistema. Use a sua câmera para ler a imagem de QR Code que fica no verso da carteira.

O app pode solicitar uma prova que mostre que você é uma pessoa real tentando acessar o app. Basta seguir as orientações que ele pedir na tela do seu telefone. Então, após realizar todos os procedimentos de segurança, você terá disponível sua carteira em formato digital.

Cabe destacar que é bom ter cautela ao usar o documento para identificação. Isso porque, em alguns concursos públicos, por exemplo, você não poderá usá-lo. Caso o telefone descarregue, você também não terá acesso ao seu documento. Nesses casos, tenha uma outra opção em mãos além da carteira digital de trânsito.

Dessa forma, veja: Quem tem direito à justiça gratuita? Saiba mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.