Como estreitar os laços com a liderança?

Para estreitar os laços com a liderança é necessário “se jogar” nessa relação. Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas com “medo” de conversar com o chefe, ou que simplesmente desaparecem do recinto quando o líder aparece. Porém, se você realmente quer ser visto, valorizado e auxiliado no seu desenvolvimento profissional, é fundamental que você trabalhe a sua relação com o seu chefe.

E para lhe ajudar nessa tarefa desafiadora – mas não impossível, fizemos este guia. Acompanhe e saiba mais!

Como estreitar os laços com a liderança?

Existem diversas ações que podem lhe ajudar a estreitar os laços com a liderança. Veja algumas dicas que podem ser úteis e comece, hoje mesmo, a dar passos certeiros para melhorar a sua relação:

1. Solicite feedback, especialmente se não acontece periodicamente

Solicitar feedback é uma excelente forma de estreitar os laços com a liderança. Se o seu chefe não tem o costume de oferecer feedback, experimente sugerir que esse tipo de conversa aconteça de forma periódica.

Lembre-se de que o feedback não precisa durar muitas horas. Às vezes, 15 minutos semanais são mais do que interessantes.

2. Não tenha medo de perguntar o que você não sabe

Se você tem dúvidas, pergunte. Pare de querer aprender “por conta própria”. Se você tem um líder para auxiliar, por que não perguntar?

O que não é muito conveniente é fazer a mesma pergunta diversas vezes, apenas porque “esqueceu”. Por isso, ao questionar alguma coisa, anote a resposta para tê-la sempre acessível.

3. Escute ativamente o que o seu chefe tem a dizer

Se o seu chefe está ensinando, apresentando ou simplesmente comentando algo, escute-o ativamente. Não existe forma de estreitar os laços com a liderança se você não escutar o que ela tem a dizer.

E quando falamos em escutar, não estamos falando de ouvir “rapidamente”. Estamos, nesse caso, falando da atenção ativa que você colocará na hora de ouvir cada palavra enunciada pelo chefe.

4. Trace metas junto do seu chefe

Convide o seu chefe para traçar metas em conjunto. Se você o tiver ao seu lado nesse momento, poderão discutir melhorias pertinentes, além de pensar em formas de impulsionar a sua carreira e a empresa. Esse tipo de discussão ajuda na hora de estreitar os laços com a liderança.

5. Saiba quais são as suas dúvidas e anote-as

Saiba quais são os questionamentos que você tem sobre determinado tema da reunião. Anote antes de iniciar a conversa, para não se esquecer de perguntar nada.

Assim você conseguirá estar atento a tudo o que precisa saber sobre o trabalho, e mostrará um comportamento muito mais ativo no ambiente corporativo.

6. Descubra quais são os pontos de vista do seu líder

Descubra quais são os principais pontos de vista que o seu líder tem sobre determinados assuntos do trabalho. Sabe como fazer isso? Perguntando de forma respeitosa.

Assim você vai conhecendo um pouco mais sobre a visão de mundo que ele tem, e pode se adaptar a esse cenário, caso ele seja interessante para você e sua vida profissional.

 

Boa sorte na hora de estreitar os laços com a liderança!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.