BPC pode ter a carteira assinada? Saiba a resposta

Veja se o emprego formal impede o benefício

Uma dúvida muito comum entre beneficiários da Previdência é se quem recebe o benefício do BPC pode ter a carteira assinada. No momento, o valor refere-se a um salário-mínimo por mês, com valor de 1.212 reais em 2022. Para mais detalhes, continue com a leitura da matéria que o Notícias Concursos preparou neste domingo (19).

Quem recebe BPC pode ter a carteira assinada?

A fim de esclarecer se quem recebe BPC pode ter a carteira assinada, deve-se lembrar as regras estabelecidas do benefício pela Lei nº 8.742 / 93. Pelas regras, quem receber o BPC e começar a ter atividade remunerada, infelizmente vai se deparar com o dinheiro suspenso.

Assim, leia: Como saber se tem desconto indevido na aposentadoria do INSS? Fique atento

Isso se aplica tanto àqueles que se cadastram para obter um emprego formalizado por meio de um contrato CLT, quanto àqueles que se identificam formalmente como microempresários individuais (MEI). Devido a isso, muitas pessoas não conseguem retorno para o mercado de trabalho, nem tampouco melhorar sua situação financeira, porque temem que, se seus novos empregos não derem certo, perderão o apoio do Governo Federal.

Por isso, para ajudar esses cidadãos, oferece-se através do Governo um benefício novo de Auxílio à Inclusão. Regulamenta-se essa iniciativa pela Lei nº 14.176 / 21, onde se paga meio salário-mínimo a título de estímulo ao retorno do beneficiário do BPC para o mercado de trabalho. Com isso, o cidadão que encontrar um emprego terá ainda o BPC suspenso, em contrapartida, receberá R$ 606,00 por mês.

Desta forma, ninguém ficará sem a ajuda financeira. Mas é preciso ressaltar que esse novo atendimento é apenas para pessoas com deficiência, assim, idosos infelizmente não têm direito a tal abono inclusivo e, caso tenham atividades remuneradas, não receberão mais o BPC.

Portanto, confira: Veja quanto tempo é preciso trabalhar para receber de acordo com a regra do seguro-desemprego

Por que se suspendem os valores do BPC quando os beneficiários começam a trabalhar?

Observe que quando os cidadãos começam a trabalhar, estamos falando em suspender ao invés de cancelar o BPC. De acordo com a Previdência, a suspensão dos benefícios é para permitir que o deficiente trabalhe com segurança e tranquilidade. Mas, se devido a qualquer motivo, tal experiência não der certo, ele poderá obter o BPC novamente.

Isso acontece quando o indivíduo não está acostumado com o emprego novo. O empregador pode demiti-lo ou ele mesmo pode rescindir o contrato de trabalho. Ademais, pode bem conseguir encontrar outro emprego.

Para isso, basta fazer a solicitação através do site, bem como do app Meu INSS e clicar em “reativar o atendimento a pessoas com deficiência que pararam de trabalhar (BPC)”. Isso só é possível, pois não houve o cancelamento definitivo do benefício pelo INSS, sendo restaurado imediatamente.

Preciso trabalhar: como manter o benefício?

Caso receba um BPC e encontre um emprego, você pode se inscrever para obter assistência de inclusão, a fim de não ficar sem benefícios. Por esse motivo, é necessário continuar cumprindo as exigências do BPC, cadastrar-se no CadÚnico a tempo e receber até dois salários-mínimos.

quem recebe BPC pode ter carteira assinada
Quem recebe BPC pode ter carteira assinada? Entenda – Foto: Canva Pro

Se você atender aos requisitos, solicite atendimento por meio dos canais INSS. Um dos principais é a dita central telefônica através do 135. Essa ligação não tem custo, com o atendimento feito de segunda a sábado, das 7h às 22h. Quem quiser, pode efetuar o pedido pelo site ou pelo app Meu INSS. Para isso, siga as etapas abaixo:

  • Se esta é sua primeira visita, faça o login e cadastre os dados;
  • Em outra página direcionada, clique em “Qual serviço você deseja?”;
  • Clique na opção “Assistência à integração de pessoas com deficiência” na lista;
  • Verifique os dados do contato, atualizando se preciso;
  • Clique na aba “Avançar”;
  • Registre as informações que forem solicitadas;
  • Conclua o pedido.

Em seguida, clicando em “Agendar / Solicitar”, continue a acompanhar o pedido para entender o resultado por meio da plataforma. O cidadão também pode solicitar os atendimentos presenciais no órgão do INSS. Assim, será possível esclarecer todas as dúvidas sobre quem recebe BPC pode ter a carteira assinada e lá mesmo efetuar cadastros e solicitações.

Dessa forma, confira: Como saber se tem desconto indevido na aposentadoria do INSS? Fique atento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.