Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Cancelamentos do auxílio emergencial: Caixa diz que não é responsável

Banco vem recebendo uma série de reclamações por causa de cancelamentos no Auxílio Emergencial do Governo Federal

O Governo Federal, por meio do Dataprev, segue realizando uma série de cancelamentos do Auxílio Emergencial. De acordo com as informações do próprio Palácio do Planalto, mais de 2 milhões de pessoas deixaram de receber as parcelas do benefício desde o início dos pagamentos do programa ainda no último mês de abril.

Diante desta situação, vários usuários estão indo nas agências da Caixa Econômica Federal para reclamar desta questão. Essas pessoas também estão enchendo a caixa de mensagens do banco com esses relatos de bloqueio. No entanto, a instituição diz que não é responsável pelos cancelamentos do programa em questão.

De acordo com o banco, essas agências atuam unicamente como agentes pagadoras do Auxílio Emergencial. Isso significa dizer que o Dataprev escolhe quem pode e quem não pode receber o benefício. A partir daí eles enviam essas informações para a Caixa e as agências liberam este pagamento.

Então, na prática, o Dataprev é que seria responsável por esses bloqueios em questão. E o fato é que o próprio Governo Federal confirma essa informação. De acordo com as informações oficiais, o órgão apenas está fazendo análises constantes nas contas para evitar que as fraudes, que se tornaram comuns em 2020, se repitam neste ano novamente.

De acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Corregedoria Geral da União (CGU), o Governo teria gasto bilhões de reais no ano passado com pagamentos indevidos do Auxílio Emergencial. A ordem agora dentro do Palácio do Planalto é evitar que isso se repita nesta nova versão do benefício.

Cancelamentos

No entanto, mesmo com este argumento do Governo Federal, não há como negar que os cancelamentos do Auxílio são mesmo muito polêmicos. De acordo com relatos nas redes sociais, centenas de pessoas estão revoltadas com os bloqueios.

Esses cidadãos alegam que o Dataprev estaria apresentando justificativas irreais para bloquear as contas das pessoas. Muitos dizem, aliás, que não tiveram sequer a possibilidade de contestar o resultado da negativa.

Sobre isso, o Dataprev alega que nem todo mundo tem o direito de contestar a decisão do órgão. Em alguns casos, aliás, a pessoa precisa simplesmente aceitar o resultado e não questionar a decisão final do Governo Federal.

Auxílio Emergencial

Por causa desses cancelamentos, muita gente que está recebendo o Auxílio normalmente relata medo do que também pode acontecer com elas. São brasileiros que temem que o Dataprev também aplique bloqueios em suas contas.

E o fato é que esse medo encontra respaldo. É que de acordo com o Governo Federal, o Dataprev vai seguir fazendo análises em cada uma das 37 milhões de contas do Auxilio Emergencial com certa frequência.

As pessoas que o órgão considerar que não precisam mais do dinheiro irão deixar de receber o montante. Isso pode acontecer, aliás, a qualquer momento. É por isso que é importante ficar sempre de olho no site oficial da consulta do benefício. É que tudo pode mudar sempre a qualquer momento.

30 Comentários
  1. Rosania Diz

    Decepcionada ninguém ti dá informações esse dataprev e esse ministério da cidadania não atendem ninguém desde o início minha filha nunca conseguiu receber nada de auxílio e esta desempregada há 2 anos coitada a caixa ninguém resolve também a gente tem que aceitar e pronto eles estão se lixando pra situação de quem esta precisando vergonha

  2. Altemar Ribeiro Diz

    Qual critério utilizaram. Eu fui bloqueado tb, tentei recorrer e não consigo.

  3. Rosseflan Diz

    Uma vergonha,nem chance de defesa,e provar que sou legível a receber a dataprev não aceita contestar esse é o Brasil esse e o governo que só condena os nessecitados

  4. Geslene Nascimento Diz

    Tenho 4 filhos, estou desmpregada e meu auxílio foi bloqueado o mês passado e ñ tive direito a contestação diz que infringi mais de uma regra que não me enquadro. Ñ entendo o que aconteceu tem pessoas que nem precisa e esta recebendo normalmente. E realmente os benefícios bloqueados são os das mães com filhos pequenos. Esse é o Brasil!!!!!

  5. Aldeni Diz

    Também sou mãe solteira e desempregada desde de 2020 que o meu auxílio foi cancelado e vejo que o sistema é um dos piores de todos os anos pois ficar insistido que tenho emprego, o cras da mimha cidade constar no sistema que não tenho emprego o sistema da minha cidade estão de provas que não tenho emprego, porque o sistema do governo insistir que tenho emprego? O problema do sistema do governo é que não atualizar dados e quando se atualiza há faltar de atenção nos dados. Por isso somos prejudicados.

  6. ALCINEIDE Diz

    governo ladrão bandido dando golpe nos pobres que já não tem nada,fui mais uma das milhares que foram roubadas na cara dura bloqueada desde o mês passado,tenho todos os critérios sou mãe solo desempregada e nunca se quer recebi uma satisfação governo pilantra ladrão tirando de quem já não tem nada.

  7. Anderson Diz

    Eu tbm sou pai de família e tenho mei..sou autônomo e cortaram meu benefício e não obtive resposta.. infelizmente esse é o brasil do povo..do povo restrito onde eles mandam e desmandam da forma que querem.. é isso aí Bolsonaro ..

  8. Lu Diz

    Boa tarde abaixa o aplicativo DPU
    Da uma olhada no YouTube foi assim que fiz e consegui contestar

  9. Marcelo Diz

    Mais episódios da saga auxílio emergêncial uma vergonha…
    Um abuso com o povo brasileiro…

  10. Adalberto fernandes Diz

    Meu foi bloqueado diz que CPF está irregular mais não está

  11. Marcelo coloni Diz

    Eu só recebi 2parcelas do auxílio emergencial e não recebi mais às outras 3 parcelas do auxílio emergencial no valor de 600reais estou precisando do dinheiro do auxílio emergencial

  12. Aldineia maciel Diz

    Nao recebe nem uma parcela do auxilio nao sei pq

  13. Indignado Diz

    Cancelaram o meu também, com o argumento que estava com carteira assinada sendo que estou desempregado

  14. Jesse Diz

    Estão tirando DINHEIRO dos que precisam para poder bancar o Fundão de 6BILHOES para essa raça de POLÍTICOS que apoiam o Desgoverno Bolsonaro!
    Vergonhoso, vc poderá dar o troco nas próximas eleições !!

  15. Jesse Diz

    Estão tirando DINHEIRO dos que precisam para poder bancar o Fundão de 6BILHOES para essa raça de POLÍTICOS que apoiam o Desgoverno Bolsonaro!

  16. Camilla bianca Diz

    Meu auxilio foi Bloqueada Tenho 1 filha pra sustenta como fica

  17. Jovercina Diz

    Sempre recebir o auxílio emergencial e agora que era hora deu pega as dia últimas parcelas fui bloqueada e fui na caixa e nada e nem o e-mail e telefone que me passaram não entra e não resolvem nada tá elas por elas não tô entendendo mais nada

  18. Janaina Costa Fonseca Diz

    O meu auxílio tbm foi bloqueado uma sacanagem isso.

  19. Kleber Diz

    O dinheiro dos auxílios cancelados estão indo pro bolso desses parlamentares com celulares de 10 mil reais e usufruindo o dinheiro do povo ‘ que está passando fome. Esse é o brasil

  20. Patrícia Diz

    Eu tenho 4 filhos e estou grávida e meu auxílio foi cortado eu to trabalhando

  21. Andreza Silva Diz

    Meu auxílio foi cancelado, tenho 3 filhos que dependem de mim um deles é um bebê de 3 meses q só tá formula, pq meu leite secou, iria receber na sexta feira já estava contando com o dinheiro pra comprar as coisas pras crianças e o leite do bebê agora estou desesperada sem saber o q fazer.

  22. Ana Cláudia Diz

    Esse cancelamento é uma falta de respeito conosco pobres, eles não dão uma explicação, e porque esses bandidos responsáveis não sabe que é fome…

  23. Nildes Nunes da Cruz Ribeiro Diz

    Me auxílio foi cancelado tenho filho pra sustentar estou desesperada não estou trabalhando esse me ajudava muito tenho muita conta pra pagar hoje foi ver tinha cancelado

  24. Elieneide Diz

    O meu auxílio foi BLOQUEADO continuo desempregada com um filho menor para sustentar estou catando latinha e garrafa para sobreviver e o pior que não tem como contestar temos que aceitar calados um absurdo isso uma falta de respeito com a população mais Deus está vendo nas eleições iremos nos lembrar disso cpi do auxílio já

  25. Joelia Diz

    Sou solteira e tenho filho de 3 anos e não recebo

  26. Cristiana Silva Saldanha Diz

    Meu auxílio emergencial está aprovado já tenho dois meses disponíveis só que fui na caixa econômica e eles disseram que não tem dinheiro pra mim sendo que eu tenho fiz a consulta pelo Dataprev e está disponível 375reais duas parcelas por que a Caixa não libera meu dinheiro

  27. Maria Cristina de Souza Diz

    Maior safadeza isso sem só tá bloqueado mães solo e que tem direito e o pior não dá pra contestar eles realmente que escolhe quem recebe as que mas precisa estão bloqueadas pura sacanagem

  28. Jonathan Diz

    Agora na eleição o governo tbm vai ter que aceitar o resultado.

  29. Ana Paula dos Santos Sucupira Diz

    Eu sou uma das pessoas que tiveram o auxílio emergencial bloqueado e sem direito a contestação.
    Minha situação só piorou desde então, tenho 3 filhas menores que dependem de mim sendo uma bebê de 1 ano e duas adolescente, meu gás acabou na semana que eu iria receber a parcela do auxílio que foi bloqueada, e desde então estou sem gás e com as coisas faltando aqui em casa até o básico de higiene.
    Eu me encontro desempregada minha situação é desesperadora pois corro o risco até de ficar sem lar… Eu me enquadro dentro dos critérios necessário para receber o auxílio e não entendo o por que eles fizeram isso comigo até o meu bolsa família cancelaram, estou me sentindo sem perspectiva…. Estou procurando emprego mais por não ter o ensino médio completo está muito difícil, as empresas de auxiliar de limpeza estão pedindo experiência coisa que eu não tenho ainda na área, e como porteira e balconista exigem o segundo grau completo. Me ajudem pelo amor de Deus

  30. Eduardo Alexandre da Silva Diz

    Dataprev broqueado e depois cancelando auxílio emergêncial de todo mundo cem esplicar o está tudo em ordem no critério está tudo certo a CGU está cancelando auxílio para as que precisa tem mãe de família está vendendo os móveis para comprar alimentos tão tirando o benefício quem precisa muito está tirando na cara de pal quem precisa muito tomara na próxima eleição Bomsonaro não ganhe esta uminhando muito quem precisa não é que está passando fome salário dele totó está em dia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.