Como manter a calma na hora da prova do Enem?

Conseguir manter a calma na hora da prova do Enem parece algo irreal para você? A gente te entende!

Por ser um momento tão decisivo na vida de um estudante, o Enem pode promover muitas questões emocionais. Assim sendo, o melhor a se fazer é pôr em prática ações que minimizem esses efeitos.

E para lhe ajudar nesse sentido, trouxemos uma série de dicas úteis para você. Acompanhe.

Como manter a calma na hora da prova do Enem?

Não existe fórmula mágica ou uma pílula capaz de fazer você manter a calma na hora da prova do Enem. O que existe são ações que você pode colocar em prática e, aos poucos, assumir o seu autocontrole.

Portanto, tenha isso em mente ao considerar nossas ideias abaixo, ok? Então vamos lá!

1- Comece pela noite anterior: descanse e relaxe

Não adianta querer manter a calma na hora da prova do Enem se a noite anterior for estressante. As chances de você restabelecer o equilíbrio podem ser menores – embora não seja impossível.

Assim sendo, procure dormir cedo na noite anterior e faça atividades relaxantes nesse momento. Não fique revendo o conteúdo de maneira exagerada, mas sim, dê a você um momento de autocuidado e descanso.

2- Alimente-se de uma forma leve no dia da prova

Cuidado com a sua alimentação no dia da prova. Alimentos pesados podem causar efeitos negativos no sistema digestivo, especialmente em pessoas mais sensíveis nesse sentido. Portanto, foque em alimentos leves, beba água e lembre-se de levar a sua garrafinha com você. 😉

3- Saia de casa cedo – mesmo que seja para aguardar no local

Nada de deixar para sair em cima da hora. Embora você possa já ter visitado o local da prova, isso não quer dizer que você deve correr o risco de se atrasar, certo?

4- Ouça músicas relaxantes antes da prova

Músicas relaxantes podem acalmar a mente e o corpo antes de uma prova. Sendo assim, experimente ouvir uma playlist tranquila durante o caminho – vale até meditar.

5- Lembre-se de que você estudou

Para manter a calma na hora da prova do Enem repita em sua mente que você estudou. Foque nisso. Às vezes desacreditamos de nós e achamos que não vamos conseguir, mas a verdade é que podemos conquistar desde que dermos valor ao nosso esforço. Dê valor aos seus estudos!

6- Não crie expectativas irreais e alinhe isso com sua família

Cuidado com as expectativas, elas podem lhe atrapalhar no momento de manter a calma na hora da prova do Enem. Além disso, converse com a sua família sobre isso – não criem um cenário irreal e que sobrecarregue você.

7- Leia com tranquilidade cada questão – não queira ler tudo o quanto antes

Leia questão por questão, no seu tempo. Aguarde os instantes que seu cérebro leva para processar o conteúdo e não fique misturando tudo lendo diversas questões ao mesmo tempo.

8- Coloque o seu foco em você, e não nos outros

Coloque o foco em você. Observe o seu desempenho e jamais fique observando se os outros estão acabando rápido ou não. Isso não diz respeito a você e tampouco será capaz de lhe ajudar a manter a calma na hora da prova do Enem.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.