Bloqueio criativo no trabalho: Como lidar com isso?

Lidar com o bloqueio criativo no trabalho é imprescindível para quem precisa ser produtivo o dia todo. Só quem já teve uma “crise de falta de inspiração” sabe o quão difícil é continuar o trabalho e desenvolver algo de qualidade.

Por isso, trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar nesse momento crítico, trazendo algumas ideias para a sua mente e inundando o seu cérebro com a criatividade. Acompanhe a seguir e saiba mais!

Como lidar com o bloqueio criativo no trabalho?

O bloqueio criativo no trabalho vai aparecer, cedo ou tarde. Ele pode estar associado ao estresse, ao cansaço, ao excesso de trabalho, à má alimentação, entre outros fatores. De qualquer forma, você pode trabalhar a sua mente para tentar minimizar este bloqueio. A seguir você encontra algumas dicas que vão expandir os seus pensamentos:

1- Dê uma pausa

O nosso cérebro é orgânico. Ele não é uma máquina, e tampouco um computador. Por isso, as pausas são fundamentais para “arejar” os pensamentos e as ideias. Portanto, se você está se sentindo saturado e não consegue ter uma ideia criativa, dê uma pausa.

Porém, dê uma pausa de verdade! Nada de simplesmente parar o que está fazendo por apenas um minuto, ok? Mas sim, procure se levantar da sua cadeira, esticar o seu corpo, caminhar no seu escritório e até mesmo fazer um lanche. Tudo isso vai tirar o foco do trabalho, por alguns minutos, e quando você voltar, estará muito mais tranquilo e pronto para pensar e se concentrar.

2- Peça uma opinião

Você não está conseguindo encontrar aquela ideia maravilhosa para o seu projeto? O bloqueio criativo no trabalho está muito forte, e nem mesmo uma pausa ajudou? Então peça uma opinião para algum colega. Faça um brainstorm, ou então, uma “tempestade de ideias” com a outra pessoa. Isso pode fazer com que você tenha um insight inesperado.

3- Busque referências na hora que tiver bloqueio criativo no trabalho

Buscar referências também é importante. Com buscadores como o Google, você pode encontrar diversas ideias sobre determinado tema. No Pinterest, encontra referências visuais incríveis. Assim você pode se sentir mais inspirado em pôr no papel (ou no computador) algo novo e muito criativo.

4- Ouça uma música diferente ou assista a um vídeo inusitado

Estimular o seu cérebro é fundamental na hora de vencer o bloqueio criativo no trabalho. Para isso, você pode ouvir uma música diferente das que você está acostumado, ou assistir a algum vídeo diferenciado. Isso despertará emoções, lembranças e sentimentos em você que, somados, podem impulsionar a sua criatividade.

O mesmo vale para a leitura! Quanto mais você lê, maior é o repertório de conhecimentos e cenários que o seu cérebro tem. Com isso, você terá muito mais ideias na hora de lidar com o bloqueio criativo no trabalho.

5- Relaxe e não se apresse

Não tente vencer o bloqueio criativo no trabalho de uma hora para outra. Relaxe a sua mente e não fique se apressando ou olhando para o relógio a cada cinco minutos. Essas ações apenas geram estresse e impedem que você tenha bons resultados durante o seu processo criativo. Dê tempo para o seu cérebro voltar a ter boas ideias! Isso fará toda a diferença no seu dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.