Benefícios da atividade física para os estudos

Os benefícios da atividade física para os estudos são inúmeros e se envolvem até mesmo com o humor e a motivação para estudar. São estes exercícios que lhe ajudarão a melhorar a sua capacidade de concentração e foco, além de trazer muito mais saúde para o corpo e a mente como um todo.

Quer saber mais sobre as vantagens das práticas diárias de exercícios físicos e ainda encontrar dicas de o que fazer para melhorar os estudos? Então acompanhe o conteúdo abaixo!

Quais os benefícios da atividade física para os estudos?

Os benefícios da atividade física vão além dos efeitos nos estudos. São estas atividades que ativam o nosso corpo, melhoram o nosso humor, cuidam do nosso coração e pulmões, além de manter o peso sempre em dia. Abaixo explanamos alguns benefícios com mais detalhes:

1- Ativa a circulação sanguínea e leva mais nutrientes ao cérebro

A partir do momento em que começamos a praticar uma atividade física, seja ela qual for, a nossa circulação sanguínea tende a melhorar rapidamente. Assim, essa circulação um pouco mais acelerada é responsável por entregar nutrientes ao cérebro com um pouco mais de rapidez, o que impacta na saúde desse órgão tão importante.

Em decorrência disso, nossa capacidade de memorização, foco e atenção ficam ainda maiores e melhores. Afinal, um cérebro nutrido é, antes de qualquer coisa, um cérebro pronto para aprender algo novo de maneira eficiente.

2- Melhora a oxigenação cerebral

Da mesma forma que o cérebro recebe mais nutrientes durante a prática de exercícios, ele também recebe mais oxigenação. Isso acontece porque tendemos a respirar de forma mais qualificada enquanto praticamos alguma atividade, desencadeando um “enchimento” maior dos pulmões e uma entrega de oxigênio ainda mais intensa para todos os tecidos do corpo.

3- Promove sensação de prazer, bem-estar e melhora o humor

Um dos benefícios da atividade física que todo mundo conhece é que ela promove uma melhora em nosso humor. Isso se deve ao fato de que os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar são capazes de ser estimulados a partir dos exercícios.

Com isso, o efeito dessa melhora no humor é, justamente, uma maior motivação nos estudos e objetivos pessoais, fazendo com que você se sinta mais empolgado para aprender algo novo e assim construir um futuro para você.

4- Melhora a qualidade do sono

Os exercícios físicos também fazem com que o nosso corpo gaste mais energia ao longo do dia, e assim, à noite conseguimos dormir mais rapidamente e de forma mais profunda. Como consequência, nosso cérebro tem a chance de ter um descanso mais digno, organizando suas memórias e tendo um sono profundo maior para “se desligar” de tudo e assim “restaurar” a mente.

O que fazer para melhorar os estudos?

Agora que você já conheceu os benefícios da atividade física para os estudos, veja as nossas dicas de como melhorar os seus resultados no dia a dia de estudo:

  • Veja este conteúdo sobre como o nosso cérebro aprende, pois ao compreender o passo a passo de uma nova memória, você saberá exatamente o que fazer para estimular a sua aprendizagem.
  • Consuma alimentos que fortalecem a saúde cerebral, para que assim você melhore a saúde dos seus neurônios. Para isso, invista em alimentos com gorduras boas e ricos em ômega 3.
  • Pratique a higiene do sono para conseguir dormir melhor e render mais nos estudos.
  • Entenda quais hábitos podem matar neurônios e evite-os. Exemplo: fumar, dormir mal, má alimentação, etc.
  • Tenha uma rotina de estudos bem estabelecida para saber o que estudar a cada dia. Procure praticar essa rotina sempre, mesmo quando não se sentir muito motivado para tal.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.