Técnicas de respiração para melhorar a concentração nos estudos

Investir em técnicas de respiração para melhorar a concentração nos estudos pode ser uma ótima forma de garantir mais motivação e melhores desempenhos nas provas, trabalhos e leituras.

Isso porque a respiração é capaz de entregar uma melhor oxigenação para o cérebro, garantindo mais saúde, relaxamento, concentração e foco. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o nosso conteúdo de hoje!

Técnicas de respiração para melhorar a concentração nos estudos

As melhores técnicas de respiração que ajudam na concentração nos estudos envolvem uma capacidade de autoconhecimento, equilíbrio mental e foco. Veja abaixo as nossas sugestões e comece a praticá-las hoje mesmo:

Respiração diafragmática

Esta técnica de respiração é mais recomendada para quem está iniciando na prática de exercícios respiratórios, pois trata-se de um tipo de treino mais fácil de fazer e perceber os resultados. Para isso, você deverá seguir o passo a passo:

  1. Primeiramente, sente-se em uma cadeira e mantenha as suas costas sempre eretas.
  2. Apoie uma mão em seu peito e outras sobre o seu abdômen.
  3. Inspire profundamente usando o seu diafragma, ou seja, perceba se a sua barriga é quem se movimenta ou o seu peito. Se for o seu peito, tente se concentrar na barriga. É preciso que o abdômen “cresça” durante a inspiração, mantendo o tórax parado. No começo pode ser difícil, mas na medida em que você repete a técnica, mais fácil fica.
  4. Encha os pulmões da forma acima contando até 8.
  5. Em seguida, expire o ar lentamente, contando até 8.
  6. Repita o processo até se sentir mais relaxado e pronto para estudar!

Expiração alongada

Esse tipo de técnica de respiração considera os passos acima, porém, ao invés de você fazer a mesma contagem para a inspiração e expiração, quando você for esvaziar os seus pulmões o tempo de contagem deverá ser dobrado.

Ou seja, se você inspirar o ar contando até 4, deverá expirar contando até 8, e assim por diante.

Essa técnica é muito eficiente, especialmente quando você quiser ter mais concentração nos estudos e estiver se sentindo muito ansioso.

Falta de concentração nos estudos: O que fazer?

Além de investir nas duas práticas que citamos acima, é preciso combinar as técnicas de respiração com outras formas de aumentar a concentração nos estudos. Veja algumas dicas:

  • Mantenha uma rotina de sono sempre equilibrada, com horário para dormir e acordar. Evite, dessa forma, estudar de madrugada, como se tentasse “correr atrás do prejuízo”. Sabemos que a rotina corrida pode desencadear esse tipo de atitude, mas quanto mais você prezar pelo seu sono, melhor será.
  • Alimente-se bem e procure manter uma vida ativa, incluindo os benefícios da atividade física para os estudos em sua rotina de aprendizagem.
  • Fortaleça o seu cérebro com alimentos adequados e procure sempre estar estimulando os seus neurônios e a sua aprendizagem.
  • Tenha um tempo de descanso e descontração, munindo este momento com um hobby que lhe promova prazer.
  • Faça grupos de estudos, pois isso ajuda na interação e na concentração no que está sendo aprendido.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.