O que é bom para fortalecer o cérebro? Veja como turbiná-lo!

Você sabia que é possível fortalecer o cérebro apenas com a alimentação? Mas, mais do que isso, que existem alguns hábitos que são capazes de aumentar exponencialmente a nossa capacidade cognitiva e assim promover diversos benefícios para a nossa saúde e bem-estar? Se você não sabia, agora já pode começar a impulsionar o seu cérebro!

Para isso, separamos diversas dicas super importantes que certamente irão lhe ajudar a melhorar a sua cognição, concentração, memória e, até mesmo, seu humor. Acompanhe para saber mais!

O que é bom para fortalecer o cérebro?

Para fortalecer o cérebro é preciso seguir uma alimentação saudável, praticar exercícios e investir em uma vida mais ativa, com hábitos saudáveis. Veja abaixo as nossas dicas:

1- Consuma frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ótimas opções anti-inflamatórias e antioxidantes. Estas, promovem uma proteção extra contra o envelhecimento precoce, fazendo com que o cérebro mantenha a sua longevidade por mais tempo. Se você quer proteger os seus neurônios, consuma frutas como amora, morango, uva, framboesa, etc.

2- Substitua as sobremesas por chocolate amargo

Ao invés de consumir diversos alimentos industrializados, como gelatinas e pudins, experimente consumir chocolate amargo de sobremesa.

Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides e protege as células cerebrais da oxidação precoce. Além disso, alguns estudos apontam que consumir chocolate amargo pode diminuir as chances de se desenvolver uma doença neurodegenerativa.

3- Consuma alimentos ricos em ômega 3

Você sabia que o nosso cérebro é formado por 60% de gordura? Pois é! Isso nos dá pistas do quanto é importante consumir as chamadas “gorduras boas” durante as refeições.

Dentre elas, podemos citar os alimentos ricos em ômega 3, que têm função primordial no mantimento da saúde cerebral.

Você pode encontrar o ômega 3 em peixes como salmão e em oleaginosas. As sementes de chia e de linhaça também apresentam gorduras boas na composição, assim como o abacate.

4- Pratique atividades físicas regularmente

Manter uma rotina ativa também é indispensável para fortalecer o cérebro. Afinal, quando praticamos exercícios, a circulação sanguínea melhora, levando mais nutrientes, minerais, vitaminas, água e oxigenação para o cérebro.

Com isso, a nossa capacidade de concentração, aprendizagem e foco é muito maior. Além de que combatemos diversos tipos de doenças, que não necessariamente relacionam-se com o cérebro, mas que estão intimamente ligadas ao nosso bem-estar.

5- Leia e aprenda recorrentemente

Você sabia que aprender e ler também é indispensável para fortalecer o cérebro? Isso porque todas as vezes em que aprendemos algo novo, estamos exercitando nossa memória e também criando novas comunicações entre os neurônios.

Isso mantém o nosso cérebro sempre ativo e promove um combate às doenças neurodegenerativas. Por isso é tão importante estar estudando algo novo sempre, nem que seja algo simples: como aprender a nadar, aprender a cozinhar, aprender a tocar um instrumento, etc.

6- Durma adequadamente e respeite o seu descanso

Por fim, lembre-se de que é preciso uma boa noite de descanso para que o cérebro faça a sua “faxina”, e assim, melhore a sua memória e cognição.

Apenas com um boa noite de sono é que a nossa mente descansa e se restaura, armazenando informações importantes e jogando fora o que não é interessante. Por isso, invista em, no mínimo, sete horas e meia de sono, todas as noites.

 

Em suma, para que você possa manter a saúde do cérebro sempre em dia, invista em uma alimentação saudável, pratique exercícios, durma bem e esteja sempre aprendendo algo novo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.