Banco Central: iniciativas ligadas ao tema sustentabilidade

O RIG 2021 destaca as iniciativas do Banco Central do Brasil, considerando um de seus pilares: a sustentabilidade. Saiba mais!

No último dia 22 de março, o Banco Central do Brasil (BCB) divulgou o Relatório Integrado (RIG) 2021. Dentre muitos apontamentos, o Relatório Integrado (RIG) 2021 destaca as iniciativas do Banco Central do Brasil (BCB) dentro da Agenda BC, considerando um de seus pilares: a sustentabilidade.

Banco Central: iniciativas ligadas ao tema sustentabilidade

O Banco Central do Brasil (BCB) continuou a fomentar ações com vista à modernização e ao aumento da solidez e da competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Entre elas, o Relatório Integrado (RIG) 2021 destaca as iniciativas ligadas ao tema sustentabilidade da Agenda BC, que completou um ano no último mês de setembro.

A implantação das Letras Financeiras de Liquidez (LFL)

A agenda evolutiva do Pix, que se tornou importante vetor para a promoção da inclusão financeira, tendo papel fundamental durante a pandemia ao viabilizar negócios e pagamentos de forma instantânea; e a implantação das Letras Financeiras de Liquidez (LFL), que permitem melhor fluidez da liquidação das operações de instituições financeiras no âmbito do Sistema Brasileiro de Pagamentos, informa o próprio Banco Central do Brasil (BCB) em seu site oficial.  

O avanço da implementação do Sistema Financeiro Aberto (Open Finance)

Também deve ser realçado o avanço da implementação do Sistema Financeiro Aberto (Open Finance), pois, com ele, amplia-se ainda mais a possibilidade de surgimento de novas soluções para a oferta e a contratação de produtos e serviços financeiros mais integrados, personalizados e acessíveis, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). 

Cenário internacional

Com relação ao cenário internacional, mais um ano sob os efeitos da pandemia de Covid-19 fez com que governos do mundo inteiro agissem para mitigar os efeitos econômicos da crise sanitária. O Banco Central do Brasil (BCB), desse modo, monitora permanentemente o SFN e a atividade econômica, para antever e tratar situações adversas com tempestividade ao longo de 2021.  

Carta aberta – Relatório Integrado (RIG) 2021

Conforme carta aberta, divulgada no Relatório Integrado (RIG) 2021, pelo Banco Central do Brasil (BCB), ao longo de 2021, a economia brasileira continuou o seu processo de recuperação da atividade econômica, apesar do recrudescimento da pandemia da Covid-19. Esse processo de recuperação foi ajudado pelo avanço nas políticas de saúde de combate à pandemia e pelo consequente avanço na reabertura da economia.

Informações oficiais e atualizadas 

Além da Carta Aberta, o Relatório Integrado (RIG) traz muitas informações relevantes para a economia. Sendo assim, acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira essas (e outras) informações relevantes e oficiais sobre o cenário econômico atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.