Banco Central: RIG destaca sucesso do Pix e do Open Banking 

O Banco Central divulgou o Relatório Integrado (RIG) de 2021, dentre muitos pontos, o documento destaca o sucesso do Pix e do Open Banking. Confira!

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou o Relatório Integrado (RIG) de 2021, no último dia 22, na sua plataforma oficial, dentre muitos pontos relevantes, o documento destaca o sucesso do Pix e do Open Banking.

Banco Central: RIG destaca sucesso do Pix e do Open Banking 

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), mesmo tendo sido mais um ano permeado pelas dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, 2021 foi positivo para o Banco Central do Brasil (BCB). 

O fortalecimento da autonomia do Banco Central do Brasil (BCB) 

Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano passado, podem ser citadas o fortalecimento da autonomia do Banco Central do Brasil (BCB) (Lei Complementar 179), a agenda evolutiva do Pix, o avanço na implementação do Sistema Financeiro Aberto (Open Finance), a implantação das Linhas Financeiras de Liquidez (LFL), além de diversos outros avanços da Agenda BC. 

 Relatório Integrado (RIG)

As informações estão disponíveis de forma integral no Relatório Integrado do Banco Central (RIG) 2021, divulgado na segunda-feira (21/3). Anualmente, o Relatório Integrado (RIG) apresenta como o Banco Central do Brasil (BCB) se organiza, explica como atua e quais são suas principais atribuições, sua governança e estratégia, além dos principais resultados e benefícios gerados à sociedade brasileira. 

Portal de Transparência e Prestação de Contas

Assim sendo, o documento também faz parte da prestação de contas da instituição (acessível por meio do Portal de Transparência e Prestação de Contas) para relatar aos órgãos de controle e à população suas ações e atividades do ano de 2021, explica o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial.

2021 foi um ano desafiador para a política monetária

Conforme análise do Banco Central do Brasil (BCB), do ponto de vista da política monetária, o documento registra que o ano foi excepcionalmente desafiador, ainda como consequência dos efeitos da pandemia da Covid-19 e de choques de custos, em especial o forte crescimento do preço de commodities e os gargalos das cadeias produtivas globais, que levaram ao crescimento da inflação.

Elevação da taxa básica de juros

Para assegurar o retorno da inflação ao intervalo da meta, o Comitê de Política Monetária (Copom) promoveu ajustes na política monetária por meio da elevação da taxa básica de juros (Selic). 

Convergência da inflação 

No Relatório Integrado (RIG), o Banco Central do Brasil (BCB) ressalta que o processo de aperto monetário deverá garantir a convergência da inflação para os limites estabelecidos para a meta de inflação. A autoridade monetária publicou uma Carta Aberta em que explica de forma detalhada a inflação acima do limite superior da meta de 2021.  Acesse a plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB) para obter mais detalhes oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.