AUXÍLIO-GÁS: Com o bloqueio e o pente-fino, os próximos pagamentos serão afetados?

O Governo Federal anunciou recentemente um bloqueio nas contas de diversos ministérios, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa de Auxílio-gás. Essa medida tem gerado preocupação entre os beneficiários do programa, que temem que os pagamentos sejam afetados.

Bloqueio e o Programa de Auxílio-gás

De acordo com o Ministério do Planejamento, o bloqueio parcial de verbas afeta 10 ministérios, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelos pagamentos do Auxílio-gás. A contenção de despesas levanta a possibilidade de impactos nos pagamentos do programa.

No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Social tranquilizou os beneficiários, afirmando que há recursos reservados para garantir os pagamentos do Auxílio-gás até o final deste ano, mesmo após o bloqueio. Segundo a pasta, o bloqueio está sendo feito de forma gradual e poderá ser revertido ao longo de 2023.

“Caso o desbloqueio do Orçamento Federal seja insuficiente, o MDS fará um remanejamento de recursos de outras ações discricionárias para garantir o pagamento do Auxílio-gás, cumprindo a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer os recursos federais chegarem a quem mais precisa”, aponta o ministério.

Próximos pagamentos do Auxílio-gás

O programa de Auxílio-gás é de caráter bimestral, ou seja, os pagamentos são realizados a cada dois meses. Considerando que já houve uma liberação em agosto, o próximo pagamento não ocorrerá em setembro, mas somente em outubro.

Dessa forma, o governo realizará apenas mais dois pagamentos do Auxílio-gás nacional até o final deste ano. Um deles está previsto para outubro e o outro para dezembro.

Pagamentos de setembro e o Bolsa Família

Para o mês de setembro, o governo federal seguirá com as liberações do Bolsa Família, um projeto social que atende mais de 21 milhões de pessoas em todas as regiões do país. Os pagamentos terão início no dia 18 de setembro, seguindo o seguinte calendário:

  • Usuários com NIS final 1: 18 de setembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de setembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 21 de setembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 22 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de setembro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de setembro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 27 de setembro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 28 de setembro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 29 de setembro (sexta-feira).

Esses pagamentos não serão afetados pelo bloqueio e seguirão normalmente, garantindo o suporte necessário para as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.

Apesar do bloqueio nas contas do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa de Auxílio-gás, o governo garante que há recursos reservados para os pagamentos até o final deste ano. O bloqueio está sendo feito de forma gradual e poderá ser revertido ao longo de 2023.

Os próximos pagamentos do Auxílio-gás ocorrerão somente em outubro e dezembro, devido à natureza bimestral do programa. Enquanto isso, o Bolsa Família seguirá com os pagamentos normalmente em setembro, atendendo milhões de pessoas em todo o país.

É importante que os beneficiários do programa de Auxílio-gás acompanhem as informações oficiais do governo para obterem atualizações sobre os pagamentos e possíveis mudanças no cronograma. O auxílio é essencial para muitas famílias e o governo se compromete a garantir que os recursos cheguem a quem mais precisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.