Auxílio Emergencial: usuários reclamam de instabilidade no Caixa Tem

O aplicativo Caixa Tem é a única opção para a movimentação do dinheiro do Auxílio Emergencial de forma digital. No entanto, muita gente não está conseguindo fazer isso. De acordo com algumas reclamações, o serviço eletrônico estaria apresentando algumas falhas.

Um dos internautas, por exemplo, disse que está há três dias sem conseguir mexer no aplicativo. Segundo ele, toda vez que ele tenta abrir, ele recebe uma mensagem dizendo que o serviço está fora do ar temporariamente. Isso o impede portanto de fazer a movimentação das quantias.

Como dito, esse app é a única saída para quem quer movimentar o dinheiro do Auxílio Emergencial antes da liberação dos saques do programa. É que a Caixa estabelece um calendário para liberação do dinheiro digital e outro apenas para a liberação dos saques.

Há um hiato de cerca de duas semanas entre essas duas datas. Isso quer dizer portanto que as pessoas que estão tendo problemas para abrir o Caixa Tem precisam esperar esse tempo para conseguir tirar o dinheiro no caixa eletrônico em espécie mesmo.

A Caixa Econômica não se pronunciou sobre esse problema ainda. No entanto, pelas redes sociais é possível entender que essa não é uma questão que está atingindo todo mundo. Apenas algumas pessoas estão passando por essa situação. E elas esperam uma resposta do banco.

Dificuldade para movimentar

Se algumas pessoas não estão conseguindo movimentar o dinheiro por causa das instabilidades, outras não conseguem fazer isso nunca. É que a depender do local, o acesso aos provedores de internet se tornam mais difíceis. Isso quer dizer portanto que essas cidadãos não conseguem acessar o Caixa Tem.

E como dito, quem não consegue acessar o Caixa Tem acaba sem poder movimentar o dinheiro. Esses cidadãos precisam portanto esperar cerca de duas semanas até a data da liberação do saque. A Caixa até disse que poderia adiantar essas datas nas próximas parcelas. No entanto, eles não fizeram isso até agora.

E existem pessoas que estão em situação ainda pior. De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que analisou dados da exclusão digital no Brasil, cerca de 7% da população não conseguiu sequer pedir o Auxílio porque eles não tinham conexão de internet.

Além do Auxílio Emergencial

A digitalização dos programas sociais acaba levantando um debate justamente por isso. É que quanto mais o projeto se torna dependente da internet, mais ele fica restrito ao grupo que tem esse acesso digital. Ao mesmo tempo, quem não tem acaba se excluindo.

Recentemente, o próprio Presidente Jair Bolsonaro prometeu que vai deixar o programa Bolsa Família mais digitalizado. De acordo com ele, até mesmo o processo de inscrição vai passar a acontecer pela internet, e não mais pelas Prefeituras dos municípios.

Trata-se apenas de uma promessa, mas se isso acontecer de fato pode acabar sendo um problema para muita gente que não consegue ter essa conexão. De acordo com a própria Caixa Econômica, cerca de 30% do público do atual Auxílio Emergencial não consegue movimentar o Caixa Tem. Nesse caso, portanto, o problema não é do app, e sim do sistema.

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