Atualidades: a Cultura do Cancelamento

Tema de Redação: Cultura do cancelamento

O termo “cultura do cancelamento” é extremamente atual e conhecido por parcela significativa dos jovens.

Apesar de existir há alguns anos, o termo tem sido amplamente utilizado no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus. Isso porque, muitas pessoas foram “canceladas” por realizarem algumas ações consideradas erradas e desrespeitosas, como, por exemplo, realizar uma grande festa durante o contexto de pandemia.

Assim, é muito provável que a cultura do cancelamento, amplamente difundida entre os jovens, apareça em uma questão de Atualidades de algum vestibular ou da prova do ENEM, ou, até mesmo, seja o tema da redação de algum concursos, vestibular ou vestibular militar.

Cultura do cancelamento: Introdução

A chamada “cultura do cancelamento” se iniciou no ano de 2017, com o objetivo de nomear a prática de boicote a qualquer pessoa que tenha realizado uma ação considerada equivocada.

Atualmente, essa prática tem se tornado extremamente comum e usual, principalmente nas redes sociais. Um exemplo de seu alcance é que o termo “cultura do cancelamento” foi eleito “termo do ano” em 2019 pelo Dicionário Macquarie. O dicionário escolhe, todos os anos, um termo que mais representou o comportamento da sociedade naquele referido ano.

Cultura do cancelamento: Funcionamento

O funcionamento do cancelamento é bem simples: quando uma pessoa acha alguma atitude que considerada errada, ela irá publicar fotos, vídeos ou relatos dessa ação em alguma rede social (sendo o Twitter aquela mais utilizada para esse fim). Se as demais pessoas concordarem que a atitude é, de fato, condenável, o indivíduo que a praticou será “cancelado”. Na prática, isso significa que o indivíduo, seja ele uma celebridade ou não, será boicotado: as pessoas deixarão de acompanhar suas redes sociais, suas falas serão ignoradas e sua imagem será degradada.

Cultura do cancelamento: Limites

Porém, é válido destacar que nem sempre a pessoa “cancelada” de fato fez algo errado/condenável. É muito comum que alguém seja cancelado, hoje em dia, porque fez uma afirmação que difere do pensamento da maioria ou que não foi compreendida da maneira correta.

Ainda, é preciso ter muito cuidado antes de simplesmente “cancelar” alguém. Isso porque, essa pessoa pode ter sido mal compreendida e merece uma chance de se explicar. 

Cultura do cancelamento: No Brasil

A cultura do cancelamento também alcançou diversas personalidades brasileiras. Entre elas, podemos citar o cancelamento de Gabriela Pugliesi, blogueira que realizou uma festa em sua casa durante a pandemia, em abril de 2020. 

Os resultados logo chegaram: diversas marcas cancelaram os seus contratos com a blogueira e, em pouco tempo, ela sofreu um prejuízo de cerca de dois milhões de reais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.