A União Ibérica: união entre Portugal e Espanha

A União Ibérica: um resumo sobre esse assunto

A União Ibérica se iniciou no ano de 1580 e representou o domínio espanhol sobre Portugal.

Essa união foi extremamente importante para o Brasil, pois impactou diretamente a história do país. Assim, não é de se surpreender que esse assunto seja cobrado com frequência em provas muito importantes, como os vestibulares (especialmente na segunda fase), os vestibulares militares e a prova do ENEM.

A União Ibérica: Introdução

O termo União Ibérica se refere ao período em que Portugal esteve sob domínio da Espanha. A União se iniciou no ano de 1580, com o desaparecimento do rei D. Sebastião, e terminou no ano de 1640, com o chamado Golpe de Restauração de Portugal.

A União Ibérica: Contexto Histórico

A União Ibérica se iniciou no ano de 1580. Dois anos antes, em 1578, havia acontecido a batalha de Alcácer-Quibir. Nesse evento, D. Sebastião, rei de Portugal, desapareceu, criando o mito do sebastianismo. Porém, o rei não tinha herdeiros. Dessa forma, D. Henrique, tio-avô de Sebastião, assumiu o trono português.

Todavia, o novo rei morreria dois anos depois, em 1580. Assim, o trono de Portugal passou a ser disputado pelas grandes potências da época. Filipe II, rei da Espanha, ordenou uma invasão ao território lusitano e anexou-o à Espanha.

Dessa forma, os dois reinos da Península Ibérica passaram a estar unidos sob um só rei e uma só monarquia, dando origem ao termo União Ibérica.

A União Ibérica: Características

A União Ibérica gerou consequências diretas para o povo português e também para as colônias que pertenciam ao reino de Portugal, entre elas o Brasil.

Os holandeses sempre mantiveram relações amistosas com os portugueses, especialmente no que diz respeito ao comércio. Porém, com a União, o Brasil passou a ser considerado um domínio da Espanha. Na época, a Holanda, ex-colônia espanhola, havia conseguido conquistar sua independência há pouco tempo. Assim, a partir da União Ibérica, os holandeses enxergaram no Brasil a chance para se vingar da ex-Metrópole e consolidar a sua participação no mercado açucareiro. Os diversos episódios de invasões dos holandeses ao Brasil ficariam conhecidos como invasões holandesas.

Os holandeses permaneceriam na região nordeste do país até o ano de 1654, quando seriam expulsos.

É válido destacar ainda que a União Ibérica foi a responsável por gerar, entre a população, o mito do sebastianismo, uma vez que, durante esse período de decadência para os portugueses, acreditava-se que o rei poderia voltar e salvar o seu povo da dominação espanhola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.