Auxílio emergencial com 50 dias de intervalo entre pagamentos da 3ª e 4ª parcela

De acordo com o calendário oficial do programa, Auxílio vai registrar quase dois meses entre os pagamentos da 3ª e 4ª parcela

A Caixa Econômica Federal concluiu os pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial. De acordo com o calendário oficial, dois grupos de informais já receberam o dinheiro no último dia 30. São as pessoas que nasceram nos meses de novembro e de dezembro. 

Esses brasileiros certamente irão demorar para a receber a quantia da quarta parcela. Pelo menos é isso o que mostra o calendário oficial do programa. Contando de hoje, as pessoas que nasceram em novembro terão um intervalo de 51 dias de espera para receber o dinheiro do quarto ciclo. São portanto quase dois meses.

A situação é ainda pior para aqueles que nasceram no mês de dezembro. É que no caso deles, a espera é de 53 dias até a data de pagamento do quarto ciclo. É um prazo ainda mais próximo de um período de dois meses completos. Então para essas pessoas o Auxílio precisa durar quase o dobro do tempo.

Esse sistema de repasses por mês de aniversário acaba gerando uma série de críticas justamente por isso. Nas redes sociais, muita gente lembra, por exemplo, que as cobranças das dívidas não costumam chegar de dois em dois meses. Então o Auxílio não poderia ter esse espaço todo para os pagamentos das parcelas.

Vale lembrar ainda que algumas pessoas desses grupos podem acabar nem recebendo a quarta parcela do benefício. Acontece que o Dataprev deve começar ainda nesta semana um processo de reanálise de todas as contas. Isso quer dizer portanto que alguns usuários podem acabar tendo um cancelamento na conta em questão.

Datas do calendário

De acordo com o calendário oficial da Caixa Econômica, as pessoas que nasceram nos meses de novembro e de dezembro estão recebendo a terceira parcela do Auxílio juntas nesta quarta (30). No entanto, o saque para esses grupos acontece em dias separados.

Quem nasceu em novembro, por exemplo, só vai poder sacar o dinheiro em espécie nessa terceira parcela no próximo dia 16 de julho. Quem não tem o aplicativo do Caixa Tem vai precisar esperar 16 dias para pegar essa quantia no caixa.

As pessoas que fazem aniversário em dezembro podem até receber o dinheiro de forma digital agora, mas só poderão sacar no próximo dia 19 de julho. Dessa forma, o prazo de espera deles é maior. São portanto 19 dias até a data da liberação.

Auxílio pode mudar

Tudo isso, no entanto, pode mudar a qualquer momento. É que o Presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, disse em entrevista recente que o banco tende a optar por adiantar os pagamentos da quarta parcela do benefício.

No entanto, vale lembrar que ele disse isso há algumas semanas e depois não falou mais sobre o assunto. Então o que segue valendo neste momento são esses intervalos de tempo. Pelo menos é o que se sabe até agora.

O Auxílio Emergencial está pagando atualmente quatro parcelas de valores que variam entre R$ 150 e R$ 375. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, cerca de 39,1 milhões de brasileiros estão recebendo esses montantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.