Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.3/5 - (41 votes)

Auxílio emergencial 2022: Liberado o pagamento retroativo das primeiras parcelas

O presidente Jair Messias Bolsonaro assinou a medida provisória (MP) com o objetivo de liberar o crédito extraordinário de cerca de R$ 4,1 bilhões. Este valor será destinado para o Ministério da Economia pagar parcelas antigas do Auxílio emergencial em dobro, isso ocorreu após a derrubada de um veto pelo Congresso Nacional em julho deste ano.

Com a assinatura da medida provisória, os pais solteiros que são considerados chefes de família e que já receberam as cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial em 2020 irão receber pagamento retroativo.

O presidente Bolsonaro, em julho de 2020, vetou o Projeto de Lei (PL) que conferia o pagamento do dobro do valor original (que era de R$600) do auxílio emergencial aos homens provedores de família monoparental (pais solteiros). Por conta deste veto, apenas as mulheres solteiras chefes de família receberam as parcelas com o valor de R $1.200,00 durante a pandemia de Covid-19.

Cerca de um ano depois, em primeiro de julho de 2021, o Congresso Nacional, em sessão conjunta, derrubou o veto feito pelo presidente. Foi implementada uma medida provisória confirmando a ampliação do benefício aos chefes de família.

Nem todas as parcelas do Auxílio Emergencial serão pagas em dobro.

Segundo nota publicada pelo Palácio do Planalto “Com a edição da medida provisória, o Estado Brasileiro reitera seus esforços para garantir a oferta regular de serviços e programas voltados à população em geral, principalmente àquela mais vulneráveis, franqueando aos órgãos e agentes públicos o acesso a instrumentos capazes de mitigar os efeitos danosos da pandemia sobre a sociedade brasileira”

A medida provisória não é válida para as quatro parcelas de extensão do auxílio emergencial (R $300 cada), que foram pagas de setembro a dezembro de 2020. As sete parcelas pagas em 2021 também não entram na MP. Portanto, a medida vale apenas para as cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial pagas em 2020 (R $600 cada).

O pagamento começará a ser feito ainda no mês de dezembro e pode chegar ao montante de R $3 mil. também será analisado se não houve pagamento da cota dupla a algum beneficiário do mesmo grupo familiar. A Dataprev, responsável por cruzar os dados, também irá analisar se há pelo menos algum menor de idade na família.

Saiba quando será o pagamento para cadastrados em programas do governo.

Após a análise e aprovação do pagamento para pais chefes de família, o pagamento já será iniciado em dezembro, para aqueles que se cadastraram através do aplicativo e pelo site do Auxílio Emergencial.

Para os pais que já são cadastrados em outros programas de assistência governamental, como o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e o Cadastro Único, o pagamento está previsto para ocorrer nas primeiras semanas de 2022. Para pagamento das parcelas retroativas, a estimativa é de que sejam necessários mais de R $779 milhões em recursos.

Esta divisão de pagamentos, segundo o Ministério da Cidadania, foi solicitada pela Caixa Econômica Federal, que demonstrou incertezas sobre a capacidade de atendimento das agências físicas. A tendência é de que se siga o modelo de pagamento das parcelas anteriores, que foi realizado pelo aplicativo Caixa Tem.

4.3/5 - (41 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

43 Comentários
  1. Ebio carneiro de souza Diz

    Porque eu parei de receber se eu não posso mais trabalhar eu em tratamento de saúde não consigo trabalhar mais eu necessito dece auxílio

  2. Denise Pereira Fernandes Diz

    Olá amigo Bosonario estou precisando do auxílio novamente para me manter. Obrigado feliz ano novo saúde sorte e sucesso para toda sua família 👍

  3. Mirna Diz

    Bom dia!gostaria de saber sabre minha antiga conta antes do auxílio, meu cartão da caixa econômica Federal poupança venceu na início de 2020 é fiz o pedido do novo cartão e deve ter ido para agência onde abri a conta!posso usar a conta da caixa tem como usava a outra?ou cada uma é uma conta?obrigada.

  4. stela Diz

    Tenho 55anos ;estou desempregada e nem me aposentei.não tenho ganho algum.moro com meu irmão deficiente vi sua! cuido dele mas eu me sinto sem chão.não recebi todas parcelas do auxílio.tem algo que posso fazer?

  5. Euclides Diz

    Estou sem enpregro d a não resi,bier nada

  6. Geslane Martins Silva Diz

    Boa noite gostaria de saber se esse ano vamos ter novas parcelas do auxilio emwrgencia e qual o valor? Pq eu não trabalho e não tenho nem uma renda gostaria de saber se posso receber o auxilio emergencial se tiver esse ano e o valor e quantas parcelas?

  7. Ivana Rodrigues Protázio Diz

    Eu só não entendo porquê fui cortada do bolsa família assim quê mim empreguei se conheço professores e família quê todos trabalham e só eu quê na época recebia 1000,100, mãe solteira com 3crianças
    Hoje Estou desempregada já fui três vezes pra desbloquear, o que mim dizem quê o problema não está nó CRAS,a mais Rica sou eu pra tirar o benefício,eu acho quê tem quê haverá mais fiscalização e deveria ser igual os quatrocentos quê o governo criou aí queria ver quem ia comprar cachaça ou deichar o cartão na boca de fumo pra pagar conta de drogas,ou ir compra roupas com todo o dinheiro e deixar seus filhos pelados.eu quero o auxílio de volta mim ajudaria bastante.

  8. Tony villafranca Diz

    Deje de recibirlo desde hace más de 8 meses o más y no se porque.

  9. Ivanice granja galhardo Diz

    Estou desempregada tenho uma bebê de 09 meses e estou a dois anos tentando fazer meu bolsa familia e nada e não estou recebendo o Auxílio queria tanto receber 😪

  10. Samoel Diz

    Tô precisando tô desempregado

  11. Samoel Diz

    Tô como aprovado no auxílio brasil e até agora não caiu nada no caixa tem .porquê si foi aprovada

  12. Markilene abreu de jesus Diz

    Meu nome e markilene abreu moro sozinha com 4 criancas pequenas nao twnho renda nenhuma e fiquei sem auxilio em pleno natal isso dou a pior coisa q eles podiam fazer tirar o auxilio em pleno natal isso mostra q eles nao tem coracao.
    E estou fora do auxilio Brasil vai saber pq???

  13. Pedro Pires Diz

    Eu consultei no site dataprev dia 26 e apareceu que estava aprovado e ja tinha encaminhado para a caixa e no dia 28 ja nao apareceu mais o 4° auxilio monoparental, desapareceu, sendo que ja estava aprovado, sou divorciado, tenho guarda legal das minhas filhas tudo isso desde 2019, recebi as primeiras parcelas, ou seja, estou dentro dos critérios do governo, fui ontem na caixa económica e os atendentes nem sabim da existencia desse auxilio ainda riram de mim dizendo que esse auxilio nao exisitia, tive que mostrar no google pars eles, mandei mensagem para o ministerio da cidadania desde dia 31/12/2021 e la.disse que o prazo para eles respoderem é ate dia 01/02/2021, palhaçada

  14. Sergio José Furukawa de Moraes Diz

    Eu não recebi a quarta parcela do auxílio de 300.00 reais eu posso receber essa parcela.

  15. Sergio José Furukawa de Moraes Diz

    Eu não recebi a quarta parcela de 300.00reais eu posso receber essa parcela

  16. Adelina Nunes de amdrade Diz

    Eu não estou trabalhando e moro de aluguel não tem renda como Fasso pra pegar esti novo auxilio

  17. Ana Cristina Mendes de Oliveira Diz

    Desde 2020 tinha direito w n recebi, só em abril do ano passado abril de 2021 mas parou de pagar em novembro e n recebi mais… revoltante.

  18. Elayne Diz

    Sou mãe solteira de 2 filhos menores, não consegui fazer o cadastro como mãe, não entrava o CPF dos meus filhos, por isso recebi parcelas ďe 600,00 . Vou receber o retroativo? Tenho cadastro único a 1 ano.

  19. millen Diz

    eu tmb preciso

  20. Joana darque de Souza Diz

    Eu tô cem emprego vivo de alguma faxina já fiquei nem lus na minha casa

  21. Pedro Victor Diz

    Eu fui contemplado mas depois tiraram do site , governo maldito

  22. Solange Diz

    Estou sem receber nada do INSS a 2 anos .cortaram meu auxílio doença.esses peritos do INSS são uns miseráveis humilham as pessoas.chegam a ri na nossa cara.estou doente a 9 anos por causa de burro de um médico que fez uma cirurgia de vesícula aonde cortaram nervos tenho dores horríveis tomo metadona para,aliviar.pelo amor de Deus nos ajude aí.

  23. Mauro Alexandre Ferreira de Menezes Diz

    Eu tenho dois filhos que dependem de mim eu recebi o benefício de 600 sendo que eu sou um chefe de família sou separado a más dê 5 anos da mãe deles porque eu não pode receber 1200 tenho 46 anos e tô desempregado será que vou receber o retroativo

  24. Elma regina Campos Diz

    Preciso do meu auxilio emergencial sou mãe chefe de família tenho uma filha de menor e um filho que precisa tomar remédio contino ??????

  25. Catarina Diz

    Em agosto de 2020 nao recebi a quinta parcela e nao consegui contestar
    Mas o restante dos outros meses e em 2021 recebi o auxílio
    Entao nesse caso nao receberei mas essa quinta parcela de 2020;?

  26. Maria Eunice Diz

    Eu também quero o meu benefício de volta eu trabalho catando latas para fazer pá para vender olha tá difícil eu pago esse tal meu para mim pagar o nps e eu pegava o auxílio agora lascou já vou fazer 60anos eu não aguento mais andar pra lá e pra cá eu queria tanto que Deus tocasse no coração do governo😓

  27. William A Vieira Diz

    Olá!
    Eu sou Homem chefe de Família, trabalho mais nao sou registrado, minha mulher não trabalha, está grávida, Eu preciso desses auxílios e Benefícios do governo, como faço??

  28. Rosana Bell Diz

    eu recebi no inicio mas depois comecei trabalhar assinada foi retirado o auxilio so que me emcontro desempregada no momento

  29. Marli Diz

    O meu bolsa família foi bloqueado não sei pq e eu tô precisando

  30. Euripedes de Souza Diz

    Eu também preciso estou sem registro na carteira tem um tempo já i não consigo arrumar nada ..esse dinheiro realmente é muito importante pra mim nesse momento de dificuldade … obrigado

  31. Aparecida da Conceição Mirandada . Diz

    Desempregada desde 2016…tomo medicamentos controlados.58 anos .

  32. Ana Maria Rodrigues da Silva Diz

    Sou mãe solteira não tenho filho mas estou sem uma renda financeira ,preciso desse auxílio.

  33. Marlene Luiz Lopes Nascimento Diz

    oi boa tarde preciso receber o auxílio não sou aposentada tenho 61anos depois q tive covid 19 fiquei muito debilitada não consigo mais trabalhar

  34. Silvia Diz

    Precisamos do auxílio, mais se for demorado as pessoas não vão aguentar, aí não terá votos pra ninguém

  35. Regiane Diz

    Traduzão por favor? quanto vai ficar sou apenas eu e meu filho de 9 anos

  36. Carlosarani magalhaes m Diz

    Benjamim cabelo. 284

  37. MARCO ANTONIO CAVINATO Diz

    Alguem conseguiu ver se foi contemplado?

  38. Cirlan Juvino da Silva Diz

    Porque vcs não liberam a consulta do auxílio emergencial nem eu tô conseguindo consultar.

  39. Anderson Alves Da Silva Diz

    Quero saber se fui aprovado para cota extra

  40. Claudina Bezerra de Araujo Diz

    Quero meu auxílio de volta tô 😢

  41. Elizete Diz

    Baixe no App auxílio benefício

  42. Jairo Tomaz dos Santos Diz

    Sou solteiro não consigo consultar se vou receber ou não o retroativo alguém pode me ajudar a consultar?

  43. Valdecir Vitorino dos Santos Diz

    Estou sem emprego.e não está vindo mas as minhas parcelas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.