Auxílio Emergencial: como saber se caiu no pente fino da Dataprev

Dataprev liberou a lista de pessoas que devem receber a sexta parcela do Auxílio Emergencial. Veja como localizar informação

O Governo Federal deverá começar a pagar dentro de mais alguns dias a sexta parcela do Auxílio Emergencial. Nem todos os mais de 37 milhões de usuários do programa seguirão recebendo o benefício. Nesse sentido, é importante se informar para saber quem vai seguir pegando esse dinheiro e quem vai deixar de receber essa quantia.

A boa notícia é que não é tão difícil localizar essa informação. O primeiro passo é abrir o site oficial do programa. É aquele em que o cidadão costuma realizar consultas sobre o benefício. Por lá, basta inserir as suas informações básicas. Eles pedem dados como nome completo, número do cpf, data de nascimento e o nome da mãe.

É preciso ter o máximo cuidado nesse momento. Antes de inserir essas informações, o cidadão precisa verificar se está no site oficial do programa. É que de acordo com a Polícia Federal (PF) várias quadrilhas estão se aproveitando deste momento para falsificar sites e conseguir pegar dados confidenciais de várias vítimas em todo o Brasil.

Diante do site oficial, o cidadão vai inserir esses dados, clicar na opção de “não sou um robô” e apertar no botão OK. Pronto. A própria página vai atualizar e vai informar a situação do perfil em questão. É neste momento que o usuário vai saber se vai receber o dinheiro da sexta parcela ou se sua conta passou por um bloqueio.

Em caso de normalidade da situação, não é preciso fazer mais nada. O cidadão pode simplesmente fechar o site e esperar o dia da liberação da quantia. Para os informais, vale lembrar, é preciso seguir dois calendários. O primeiro é o da liberação do benefício de forma digital. O segundo é o da permissão dos saques do dinheiro em espécie.

Contestação do resultado

Para quem abriu o site, fez a consulta e percebeu que passou por um cancelamento, também há portanto alguns caminhos. Essa pessoa precisa apertar no ícone i e ver qual foi o motivo que eles apresentaram para esse bloqueio. Caso esse cidadão não concorde, ele vai poder recorrer da decisão.

O recurso acontece no próprio site do benefício. Tudo está na mesma página em questão. O usuário tem 10 dias para realizar essa contestação. É justamente por isso que o beneficiário precisa verificar esse site com frequência. Assim, ele naturalmente vai ter mais tempo para contestar.

O problema aqui, no entanto, é que essa situação de contestação não vale para todo mundo. De acordo com a própria Dataprev, em alguns casos as pessoas não podem questionar o resultado. Segundo especialistas, uma saída aqui é procurar a Defensoria Púbica da região.

Pente fino no Auxílio Emergencial

De acordo com informações do Governo Federal, o pente fino no Auxílio Emergencial é uma tentativa de evitar fraudes. Dessa forma, a ideia é justamente que o Planalto consiga identificar pessoas que possam estar recebendo o benefício sem atender as regras básicas do programa.

Ainda de acordo com o Planalto, quem está responsável por decidir quem recebe e quem deixa de receber esse dinheiro é a Dataprev. Esse é portanto o órgão que está fazendo essas análises de forma contínua nas contas dos quase 37 milhões de beneficiários do programa.

Vale lembrar, aliás, que o Auxílio Emergencial está neste momento no meio de sua prorrogação. Segundo uma decisão do Governo Federal, o projeto que chegaria ao fim em julho, deverá seguir fazendo pagamentos até, pelo menos, o próximo mês de outubro. Pelo menos é o que se sabe até aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.