Auxílio em Vitória: entrega dos cartões começa nesta segunda (17)

Começa nesta segunda-feira (17) a entrega dos cartões de pagamento do Auxílio Emergencial de Vitória, no Espírito Santo. De acordo com as informações da Prefeitura, o pagamento vai sair nesses dispositivos um dia depois da entrega.

Isso quer dizer que as famílias que irão receber esses cartões agora receberão o dinheiro do benefício na próxima terça-feira (18). A Prefeitura informou, no entanto, que nem todo mundo vai pegar o cartão neste início de semana na capital do Espírito Santo.

Segundo informações, eles decidiram dividir essa entrega em três grupos. O primeiro lote vai para cerca de 900 beneficiários nesta segunda-feira (17). O segundo vai chegar nas mãos dos trabalhadores no dia 21 de maio e o terceiro grupo só pega os cartões no dia 26 do mesmo mês.

Segue-se sempre a mesma lógica de pagamentos. O beneficiário pega o cartão em um dia e o dinheiro entra na conta na data seguinte. A própria Prefeitura decidiu quem fica em qual grupo e vai informar isso a cada uma das pessoas que vai receber o benefício.

Portanto, o governo local deixou claro que não adianta ligar para nenhum lugar, nem ir aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para tentar entrar no programa. Isso porque a própria equipe social da Prefeitura fez as escolhas com base nos critérios sociais.

Auxílio em Vitória

De acordo com a Prefeitura, esse Auxílio de Vitória vai pagar um total de R$ 500 para famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza no país. Isso significa que eles analisaram os dados em bases de informações de todas as esferas do Governo.

Além disso, eles disseram que esse programa vai pagar as pessoas em duas parcelas. Assim, elas receberão duas vezes de R$ 250. É portando um valor semelhante aos valores do Auxílio Emergencial do próprio Governo Federal. No entanto, o programa de Bolsonaro pagará quatro parcelas, e não duas.

Na versão capixaba, o benefício vai atingir cerca de 2300 famílias que estão em situação de dificuldade nesta pandemia. Não dá para acumular benefícios. Assim, quem recebe o Bolsa Família, o Auxílio Emergencial do Governo Federal ou mesmo o programa do Governo estadual do Espírito Santo não vai poder receber o projeto de Vitória.

Cartão

A Prefeitura explicou ainda que a ideia de usar um cartão para os pagamentos do Auxílio municipal se baseou muito em uma questão de segurança. É que com o cartão, as chances de um golpe diminuem. Pelo menos é isso o que os especialistas dizem.

Além disso, há uma questão de comodidade para os próprios usuários. É que boa parte deles sabem utilizar esse dispositivo. E como estamos falando de famílias carentes, é mais fácil para eles retirar esses dinheiro com cartões em uma rede bancária.

Vários outras cidades ou mesmo governos estaduais também estão optando por cartões. Em alguns desses locais, aliás, eles estão fazendo os pagamentos em cartões que só servem para comprar comida. Seria também uma maneira de tentar evitar o desvio do dinheiro do programa em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.