Auxílio Brasil: usuários com NIS final 5 recebem benefício nesta terça, 24

Segundo informações oficiais, usuários com NIS final 4 já podem movimentar dinheiro da sétima rodada do Auxílio Brasil

O dinheiro da sétima rodada do Auxílio Brasil já está oficialmente disponível para os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 5. Segundo o calendário oficial de pagamentos, os beneficiários podem movimentar a quantia através do app do Caixa Tem desde as primeiras horas desta terça-feira (24).

O Ministério da Cidadania explica que os pagamentos acontecem de acordo com o final do NIS de cada cidadão. Na segunda-feira (23), por exemplo, os repasses aconteceram para as pessoas que têm a numeração terminando em 4. Ainda nesta semana, outros três grupos deverão receber o dinheiro da sétima rodada.

Para realizar a movimentação, basta usar o aplicativo do Caixa Tem, que já está disponível para download em celulares com sistema Android e também iOS. Quem ainda não tem uma conta poupança social digital do banco, poderá ganhar uma automaticamente. Todo o processo ocorre de forma gratuita.

Os valores dos pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de maio são basicamente os mesmos que foram vistos nos meses anteriores. De modo que nenhum usuário poderá receber menos do que os R$ 400 previstos em lei. Quem recebe menos do que o patamar exigido, precisa receber também o complemento do Benefício Extraordinário.

Segundo informações do Ministério da Cidadania, pouco mais de 56 mil brasileiros entraram na folha de pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de maio. Ao todo, estima-se que mais de 18,1 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento do benefício em maio. A pasta afirma que se trata de um recorde na quantidade de beneficiários.

Fila de espera

O aumento de mais de 56 mil no número de usuários do Auxílio Brasil não foi suficiente para zerar a fila de espera. Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que mais de 1,3 milhão de brasileiros estão nesta situação.

São indivíduos que atendem a todas as regras de entrada do Auxílio Brasil, mas que ainda assim não conseguem receber o dinheiro do benefício. O Governo Federal explica que o fenômeno ocorre porque não há espaço no orçamento para pagar o valor para todo mundo.

De todo modo, cidadãos que ainda estão na fila de espera para entrada no Auxílio Brasil, ainda podem ser selecionados para pagamentos em outros meses. No final de cada liberação, o Ministério atualiza a lista de cidadãos inclusos no processo.

O Auxílio Brasil

Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil. O texto também já foi oficialmente aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda no final da última semana.

Na prática, o documento fala em manter a regra de liberação mínima de R$ 400 para todas as pessoas que estão na folha de pagamentos. A norma já valia antes mesmo da aprovação do Congresso, já que uma MP tem força de lei assim que ela é publicada pelo Governo.

Logo depois da aprovação e sanção da Medida Provisória, parte dos usuários espera pela liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. No entanto, o Ministério da Cidadania ainda não publicou a nova regra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.