Cadúnico: capitais voltam a registrar grandes filas de atendimento

De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, várias capitais estão registrando grandes filas nos centros do Cadúnico

Era por volta das 4h da madrugada desta terça-feira (11), quando a fila de entrada começou a se formar na frente da sede do Cadúnico na cidade do Recife. A rua aos poucos foi ficando pequena para a quantidade de pessoas que foram ocupando as vagas. Quem chegou depois do amanhecer já encontrou uma lista de espera quilométrica.

Essa situação da capital pernambucana, aliás, não é muito diferente do que está acontecendo em boa parte das outras grandes cidades brasileiras nesta semana. Vários cidadãos estão procurando ajuda desses centros para tirar dúvidas, atualizar o cadastro ou até mesmo conseguir entrar nele de fato.

Esse cenário revela que apesar da falta de números concretos, não dá para negar que muita gente está precisando e procurando por auxílios sociais neste momento. São brasileiros que estão com muita dificuldade para encontrar uma renda agora e, por isso, estão querendo um benefício do Governo Federal.

Na fila de entrada no Recife, muita gente esperava resolver os mais diversos problemas. Uma senhora que não se identificou disse que estava lá para resolver uma situação do seu Benefício de Prestação Continuada (BPC). Outra mulher com uma criança de colo disse que estava lá para perguntar se iria conseguir entrar no Auxílio Brasil ou não.

Até por volta das 11h desta terça-feira (11) muita gente ainda estava esperando para conseguir entrar na sede do Cadúnico da capital Pernambucana. Importante salientar que elas estavam esperando para adentrar no local e não necessariamente para serem atendidas. Essa é uma situação que acaba deixando muita gente preocupada.

Risco de contaminação

O primeiro ponto de preocupação é em relação à questão da contaminação. É que pelo que se sabe a pandemia do novo coronavírus ainda não chegou ao fim. Pelo contrário. Os números atuais mostram uma situação de piora do cenário pandêmico.

E para além da Covid-19, o país vem sofrendo com outras contaminações. Então essas aglomerações podem facilitar essa difusão do vírus em pessoas que já estão passando por muitas dificuldades neste momento.

Auxílio Brasil ainda não divulgou resultado

Pesa para isso o fato de que o Ministério da Cidadania ainda não ter divulgado de fato os nomes das pessoas que irão entrar para o Auxílio Brasil. Eles disseram que o resultado estaria no app, mas até agora nada.

Caso essas informações já estivessem nessas aplicações, seria de se imaginar que menos pessoas buscaram esses centros do Cadúnico. Isso porque elas poderiam tirar essas dúvidas sobre os recebimentos por lá mesmo.

Outros benefícios

Mas é importante lembrar que muita gente está indo aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) não apenas por causa do Auxílio Brasil. Existe uma série de benefícios que também exigem essa entrada.

O próprio vale-gás nacional é um deles. Aliás, os pagamentos desse programa devem começar já a partir deste dia 18 de janeiro, junto com o Auxílio Brasil. Outros projetos como a Tarifa Social de Energia Elétrica também exigem essa inscrição prévia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.