Auxílio Brasil: MEC oferece curso aos beneficiários

Uma parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Cidadania permitirá que beneficiários do programa Auxilio Brasil possam realizar o curso de Microempreendedor Individual (MEI). As aulas serão ministradas em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e devem atender cerca de 39 mil alunos.

“O programa realizado em parceria com o Ministério da Cidadania busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro”, informou o Ministério da Educação.

Inscrições nos Institutos Federais de Alagoas

De acordo com o Ministério da Educação, o prazo para a inscrição no Instituto Federal de Alagoas termina na próxima quinta-feira (23). As 800 vagas disponíveis serão preenchidas aleatoriamente por meio de um sistema matemático. As aulas serão ministradas em Maceió e Benedito Bentes entre janeiro e dezembro de 2022.

Para participar da seleção para o curso é preciso ter mais de 18 anos de idade, ser beneficiário do Auxilio Brasil, possuir ensino fundamental completo e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió.O Ministério da Educação ainda informa que no ato da inscrição é necessário apresentar um comprovante de residência, de escolarização e de recebimento do Auxilio Brasil.

Ingresso no Instituto Federal do Piauí

Segundo o Ministério da Educação, o prazo para inscrição no Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi prorrogado até o dia 13 de janeiro. Atualmente o Instituto está oferecendo 350 vagas, onde 300 são no Campus de Teresina Central e 50 vagas são para o Campus Teresina Dirceu Arcoverde.

Para concorrer a uma vaga é preciso ter no mínimo 18 anos, ensino fundamental completo, ser beneficiário do Auxílio Brasil e residir em Teresina. Além disso, o IFPI solicita que seja preenchido o formulário online disponível no site da instituição de ensino. A seleção para o curso será feita por meio de sorteio com o auxílio de algoritmos e cálculos matemáticos.

Seleção de profissionais para os cursos

O Ministério da Educação ainda divulgou que o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está realizando uma seleção com o objetivo de contratar profissionais para ministrarem disciplinas nos cursos de Microempreendedor Individual (MEI), Qualifica Mais Progredir, Eletricista de Sistemas Renováveis e Qualifica Mais EnergiF.

As inscrições para os cargos são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 21 de dezembro de 2021 ao dia 2 de janeiro de 2022 por meio do formulário eletrônico disponibilizado no site do IFNMG. Poderão concorrer às vagas servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e se as vagas não forem preenchidas haverá seleção da comunidade externa.

Como se cadastrar no Auxílio Brasil

Famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza podem participar do programa de transferência direta de renda do governo federal, o Auxílio Brasil. Para isso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Para receber o Auxílio Brasil é preciso ser selecionado pelo Ministério da Cidadania e cumprir algumas condições para manutenção do benefício, como o acompanhamento do calendário nacional de vacinação e a frequência escolar mínima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.