Auxílio Brasil: Liberado novo cartão para mais de 3 milhões pessoas

O programa substituiu o Bolsa Família em novembro do ano passado e vem atendendo os cidadãos contemplados com um valor mínimo de R$ 400.

Desde o dia 14 de fevereiro, o Governo Federal está concedendo novas parcelas do Auxílio Brasil. O programa substituiu o Bolsa Família em novembro do ano passado e vem atendendo os cidadãos contemplados com um valor mínimo de R$ 400.

Uma novidade, é que os cartões oficiais do programa começaram a ser distribuídos. Diante disso, veja quem tem direito a receber o cartão do Auxílio Brasil e qual é a diferença em relação a quem ainda não recebeu a ferramenta.

Veja também: FGTS: como consultar o seu saldo pelo app através do CPF

Quem vai receber o cartão do Auxílio Brasil?

O cartão do Auxílio Brasil está sendo disponibilizado às mais de 3 milhões de famílias incluídas no programa no mês de janeiro e fevereiro. Ou seja, aquelas que não foram transferidas automaticamente do Bolsa Família.

O envio do cartão está sendo realizado pelos correios e chega diretamente no endereço que foi cadastrado pelo responsável familiar no sistema de dados do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

Em razão disso, é importante que as famílias cadastradas mantenham os seus dados atualizados, uma vez que qualquer alteração que não tenha sido comunicada pode ocasionar situações desagradáveis, como o desvio de recebimento do cartão.

Quem não vai receber o cartão?

Ao menos neste primeiro momento, não terão acesso ao cartão do Auxílio Brasil os antigos beneficiários do programa Bolsa Família. Isso porque, muitos deles já possuem o cartão do antigo programa social que continua sendo válido para saques e demais movimentações.

Em síntese, apenas os novos beneficiários, que entraram no Auxílio Brasil nos últimos meses, vão receber o cartão do programa e começar a usá-lo. Os demais podem continuar usando o cartão do Bolsa Família normalmente, sem nenhuma alteração na concessão de serviços.

Saque do Auxílio Brasil sem cartão

Caso o novo beneficiário ainda não tenha recebido o cartão do Auxílio Brasil, é possível sacar os valores através da conta digital do Caixa Tem. Os antigos segurados do Bolsa Família também podem usar o aplicativo para movimentar os valores.

Por meio da plataforma é possível gerar um código direto para o saque sem cartão. O procedimento pode ser realizado nas casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nos terminais de autoatendimento.

Cabe salientar que o prazo para a movimentação dos valores do Auxílio Brasil é de 120 dias. Uma vez que esse prazo é ultrapassado e o dinheiro não tiver sido movimentado pelo beneficiário, os valores depositados retornam automaticamente para o governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.