Como entrar na lista de inscritos do Cadúnico?

De acordo com o Governo Federal, não existe um limite de tempo para quem quer se inscrever no Cadúnico

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos de dois dos seus principais programas sociais. São eles: o Auxílio Brasil, que está atendendo cerca de 18 milhões de pessoas, e o vale-gás nacional, que está chegando em algo em torno de 5,6 milhões. De certa forma, os dois projetos exigem inscrição no Cadúnico.

Nenhum desses dois programas exige uma aplicação direta. Isto é, não existe uma espécie de prazo para os cidadãos se inscreverem neles. A ideia é que o Governo analise os dados de uma série banco de informações. E entre eles está o Cadúnico. É a lista do poder executivo que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

Até por isso, dá para dizer que não existe um limite de tempo para quem quer participar desses programas sociais. Então não existe um “fim das inscrições” neste sentido. Sempre que alguém quiser entrar no vale-gás ou mesmo no Auxílio Brasil precisa recorrer ao Cadúnico para fazer essa inserção. É o que diz o Governo.

De todo modo, é preciso lembrar também que esse processo demora. Então se você se inscrever no Cadúnico hoje, isso não quer dizer que você vai começar a receber o Auxílio Brasil ou o vale-gás amanhã ou no próximo mês. Em alguns casos, as pessoas precisam esperar muito tempo para entrar no benefício em questão.

Mesmo que você esteja no Cadúnico, ainda é preciso cumprir as regras de limite de renda. No caso do Auxílio Brasil, por exemplo, esse teto é de R$ 210. De todo modo, mesmo as pessoas que cumprem todas essas regras, ainda precisam esperar para saber se serão selecionadas pelo Ministério da Cidadania ou não. E todo esse processo leva tempo.

Espera no Cadúnico

Se você é novo neste universo, pode ser que nunca tenha ouvido falar em fila de espera. Esse é o lugar para onde vão as pessoas que têm direito ao programa social, mas que ainda não podem receber nada. Como o nome já diz, eles precisam esperar.

Isso acontece porque não há espaço no orçamento para atender todas essas pessoas de uma só vez. Por isso, o Governo acaba selecionando apenas algumas e deixando outras para depois. E assim a fila de espera vai se formando.

No caso do vale-gás nacional, essa situação é um pouco mais grave. Estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas estejam nesta situação. Já o Auxílio Brasil vem tendo a sua fila zerada, pelo menos neste início de ano.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. De acordo com o Ministério da Cidadania, o projeto veio para substituir o antigo Bolsa Família. Pelo menos essa é a ideia.

No início dos pagamentos, apenas os usuários que estavam no antigo programa é que estavam podendo receber o benefício. Isso mudou este ano. Desde o primeiro dia de janeiro, cerca de 3,5 milhões entraram no projeto.

Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo está trabalhando para manter a fila de espera zerada. Mas ele deixou claro que isso só vai acontecer, se existir espaço dentro do orçamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.