Auxílio Brasil: Empréstimo consignado será liberado em setembro

O Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil já tem data para ser liberado. De acordo com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, a operação do crédito será iniciada em setembro.

O Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil já tem data para ser liberado. De acordo com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, a operação do crédito será iniciada em setembro.

“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem seja tudo regulamentado”, informou o ministro.

De acordo com as informações, os últimos ajustes estão sendo realizados para que as intuições possam operar o empréstimo aos beneficiários do programa social. Todas as normas e regras devem ser anunciadas até o início do próximo mês.

Bancos que operarão o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

De acordo com o ministro, cerca de 17 bancos estão confirmados para operarem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

“Hoje já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”, disse.

Alguns bancos se pronunciaram quanto a operação do crédito a partir de setembro. Alguns bancos, como o Bradesco, por exemplo não irá participar da ação.

De acordo com o Banco Agi, a liberação da modalidade está confirmada.  “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil”, disse a instituição.

Até o momento, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil ainda estudam as formas que irão operar a modalidade. No entanto, a possibilidade de que irão participar da ação é muito alta.

Como mencionado, o banco Bradesco não participará da operação do crédito. Além da instituição, o banco Itaú e o Santander também confirmaram que não realizarão o serviço.

De acordo com o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior “como é de taxa de juros muito alta, como é uma operação em que as pessoas terão o auxílio por período definido, nós entendemos que é melhor não operar na carteira, pois estamos falando de vulneráveis”, afirmou.

Quem vai poder contratar o empréstimo do Auxílio Brasil?

O empréstimo consignado poderá ser contratado pelas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. O pagamento do empréstimo será descontado automaticamente do benefício de quem o contratou. Lembrando que, cada beneficiário poderá comprometer até 40% do seu auxílio.

Ao solicitar o empréstimo, o beneficiário passará por uma análise de crédito pelo banco que estiver operando a modalidade, para saber se o cidadão pode ter acesso aos valores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.