Autoconsciência e sua relação com a saúde emocional e psicológica

autoconsciência possui uma forte relação com a nossa saúde emocional e psicológica. Isso porque ela nos tira do chamado piloto automático e nos impulsiona a fazer melhores escolhas, direcionando a nossa vida aos rumos que almejamos.

Porém, os impactos de ser autoconsciente não param por aqui. Quer conhecer melhor cada um deles? Então continue a sua leitura até o fim!

Autoconsciência e sua relação com a saúde emocional e psicológica

A autoconsciência é algo que deveria fazer parte da vida de todas as pessoas. Quando começamos a ter esse olhar atento sobre os nossos pais nos mais diversos ambientes, como profissional, acadêmico, familiar, amoroso, etc., passamos a ter uma visão mais clara sobre a nossa própria vida.

Isso porque saímos dos comportamentos automáticos e que, na prática, em nada nos agrega.

Abaixo você entenderá outros pontos relacionados a essa premissa:

1. É possível se tornar consciente do que sentimos

A autoconsciência nos ajuda a focar em nossas emoções. Desse modo, deixamos de lado aquela ideia de simplesmente negligenciar o que se sente, seguindo adiante sem elaborar cada emoção vivida.

Afinal, as nossas emoções podem falar muito sobre nós e, por isso, devemos escutá-las, compreendê-las, vivê-las e, se possível, “solucioná-las” em alguns casos. Isso, pois, caso deixemos as emoções de lado, também estaremos abrindo caminho para a chamada psicossomatização. Cuidado!

2. Percebemos melhor os nossos próprios comportamentos

Ao se tornar uma pessoa autoconsciente também conseguimos dar mais atenção aos nossos comportamentos. Conseguimos escutar qual a relação entre uma atitude e uma emoção, gerando um maior autoconhecimento.

Além disso, podemos nos tornar pessoas mais empáticas, uma vez que conseguiremos enxergar melhor as nossas atitudes e, consequentemente, teremos uma visão mais profunda de como isso impacta a vida do outro.

3. Entendemos o que está ao nosso alcance e sob nosso controle

A autoconsciência nos ajuda a compreender melhor o que está verdadeiramente ao nosso alcance e o que não pode ser atingido naquele momento.

Dessa maneira, tiramos das nossas costas aquele peso de querer ser perfeito o tempo todo, e abrimos margem para um desenvolvimento profissional e pessoal que seja mais sadio e de acordo com os nossos limites.

4. Processamos melhor os estímulos do ambiente

Ser autoconsciente é entender melhor o que acontece em nossa volta. Compreendemos como os estímulos impactam a nossa saúde física, mental e psicológica, e passamos a controlar melhor esses estímulos – quando possível.

Logo, entendemos os nossos gatilhos emocionais e nos preparamos melhor para situações que possam nos expôr a eles, por exemplo. E tudo isso traz uma rotina mais equilibrada para a nossa vida.

5. A autoconsciência pode promover a autoestima

Por fim, ser autoconsciente de nós mesmos nos ajuda a enxergar, com mais coesão, quais são os nossos pontos fortes e positivos. E tudo isso nos impulsiona a crescer cada vez mais, buscando novos conhecimentos e aprimorando a nossa autoestima.

 

Viu só como a autoconsciência é interessante? Comece a praticá-la e veja como isso poderá impactar a sua vida em muitos níveis diferentes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.