Aprenda a ser resiliente: Confira dicas para ter mais resiliência

Neste texto, elencamos algumas dicas para que você aprenda a ser resiliente ou comece a dar os seus primeiros passos no caminho da resiliência.

Afinal, a vida é cheia de desafios, mudanças e acontecimentos inesperados. Se não formos flexíveis e preparados para essas questões, podemos ficar emocionalmente abalados em qualquer situação que pareça sair um pouquinho do controle.

E como desejamos que você tenha uma excelente saúde mental e que a sua qualidade de vida seja incrível, fizemos este guia de ideias para você refletir com a gente. Acompanhe e saiba mais!

Veja estas dicas e aprenda a ser resiliente

As nossas dicas para que você aprenda a ser resiliente podem servir de ponto de partida para esse processo de crescimento pessoal.

Afinal, a resiliência não tem um “ponto de chegada”. Precisamos compreender que cada pessoa irá viver momentos nos quais ela se sentirá mais forte nas mudanças, ou mais fragilizada.

Por isso, para que você aprenda a ser resiliente é preciso estar atento a essa alternância e, assim, concentrar-se em sempre buscar a resiliência, dia após dia.

Esclarecido isso, vamos às dicas:

1. Tenha uma visão mais otimista sobre as situações

Sabe aquelas situações que não saem como o planejado? Ou aquele feedback que pareceu um pouco mais duro e causou um desconforto em você? Pois então!

Para que você aprenda a ser resiliente é preciso estar disposto a pensar de uma maneira mais otimista sobre as situações.

É óbvio que você pode viver o seu “luto” diante de um caso difícil e triste, mas, passado esse período, você pode analisar quais aprendizagens puderam ser absorvidas nesse momento. Ou seja, pode enxergar o ocorrido de uma forma mais positiva.

2. Aprenda a lidar melhor com as suas emoções

Escute melhor as suas emoções, não deixando-as de lado. Entenda o que elas querem dizer, analise até que ponto elas estão coerentes com a realidade e procure entender quais são os gatilhos por trás dessas emoções.

Todo esse conhecimento de si pode lhe ajudar a ser resiliente em momentos difíceis.

3. Busque ser uma pessoa que tem plano B, C e D

Não seja aquele tipo de pessoa que mantém apenas um plano e busca fazer com que ele aconteça a todo custo. Esse tipo de comportamento pode fazer com que você sofra – e muito – com qualquer acontecimento inesperado.

Portanto, procure elaborar um plano B, C e D, a fim de manter a sua vida mais estabilizada, mesmo em meio às turbulências.

4. Saia da sua zona de conforto e desenvolva-se

Saia da sua zona de conforto sempre que possível. Isso fará com que você se adapte melhor às mudanças e às intensidades da vida, fugindo daquele comodismo que, se quebrado, provoca um estrago na sua saúde emocional e psicológica.

Afinal, se você estiver ativo e sempre lidando com novas experiências, as mudanças não serão tão assustadoras, concorda?

Então, nada de se deixar levar pelo comodismo! Busque ser uma pessoa que se desafia a si mesmo para que, dessa forma, você aprenda a ser resiliente na prática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.