UPE divulga novos programas do SSA para o próximo triênio

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou os novos programas referentes ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA) para o triênio que compreende os anos de 2022, 2023 e 2024. A UPE já havia informado, por meio da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA), que o SSA passaria por mudanças para atender ao novo ensino médio

Desse modo, para a edição de 2022 haverá a implementação do novo programa para os inscritos na 1ª fase. Em 2023, a UPE realizará a manutenção da 1ª fase e implementação para todos os estudantes da 2ª fase. Por fim, a implementação para a 3ª fase será feita em 2024, juntamente com a manutenção das 1ª e 2ª fases. 

Nesse sentido, os novos programas seguirão o calendário da implementação do novo ensino médio estabelecido pelo Ministério da Educação.

SSA abarcará quatro áreas do conhecimento

De acordo com o documento divulgado pela UPE, a partir de 2022, o SSA será organizado por áreas de conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Artes;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física; 
  • Ciências Humanas e sociais aplicadas: História, Geografia e Filosofia.

Além disso, a universidade informou o programa a ser avaliado a partir dos organizadores curriculares. A UPE apresentou ainda listas com sugestões de leitura e de filmes referentes aos assuntos da área de Linguagens e suas Tecnologias. 

O SSA é um programa de avaliação seriada que é feito em três anos, durante o ensino médio do estudante. Desse modo, os SSA 1, 2 e 3 avaliam os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, respectivamente. No último ano, a universidade calcula a média obtida pelo estudante em todas as etapas e, por meio dessa nota, o candidato concorre a vagas nos cursos de graduação da UPE. 

Acesse aqui o documento que detalha a nova formatação do SSA.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também EACH USP: Cursinho popular recebe inscrições para turmas de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.